Conheça as principais diferenças entre um CRM Operacional, Analítico, Colaborativo e Estratégico

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Assim como acontece com outras estratégias de gestão empresarial, o CRM (Customer Relationship Management) tem suas subdivisões, que visam se adequar as diferentes necessidades das companhias. Dentre elas, podemos destacar as 4 ramificações mais utilizadas pelas empresas: CRM Operacional, Analítico, Colaborativo e Estratégico.

Caso você ainda não conheça as especificidades de cada um deles, não deixe de conferir na sequência as principais diferenças entre essas importantes modalidades de CRM e saiba identificar qual é a mais interessante para o seu negócio neste momento.

Saiba como funciona o CRM Operacional

Vamos começar destacando uma das principais características do CRM Operacional, que é a criação e manutenção de canais para o relacionamento com o cliente, auxiliando, também, nas aplicações de tecnologia da informação.

Essa modalidade é mais focada no back office, já que auxilia no gerenciamento de pedidos, produção e feedback. No entanto, caso o sistema seja móvel, é possível aplicar o CRM Operacional no front office através da automatização de vendas.

Outro ponto característico é a utilização das centrais de atendimento para a coleta de dados, identificação de clientes com potencial significativo, recebimento de feedbacks dos consumidores e avaliação da qualidade do serviço prestado.

Conheça as características do CRM Analítico

Como o próprio nome já diz, o CRM Analítico é responsável pela análise dos cenários da operação, incluindo gráficos e dados utilizados para traçar o perfil dos clientes e identificar suas principais necessidades. Com isso, é possível aplicar estratégias inteligentes, focadas na realidade dos consumidores.

O CRM Analítico geralmente trabalha com programas de armazenamento e processamento de informações, que ajudam a ter uma visão mais clara e consistente de cada cliente que interage com a companhia.

Outro ponto interessante é que essa ramificação do CRM auxilia na tomada de decisões, principalmente na área de marketing, pois com a análise dos indicadores de campanhas e eventos é possível levantar o perfil do público-alvo de cada produto ou serviço.

Veja como o CRM Colaborativo atua nas empresas

A principal função do CRM Colaborativo é englobar todos os pontos de contato da empresa com o cliente, como telefone, chat, e-mail, autoatendimento e redes sociais. O objetivo é disseminar informações obtidas tanto pelo CRM Analítico quanto pelo CRM Operacional.

Essa subdivisão é bastante utilizada nas companhias quando é preciso ter uma visão mais ampla de mercado, integrando uma quantidade maior de informações no banco de dados da empresa.

CRM Estratégico: importante aliado das companhias

Essa modalidade de CRM é fundamental para as empresas que precisam traçar um estudo de mercado para elaborar uma orientação estratégica para os outros tipos de CRM. Com o Estratégico, antes de começar a estudar os clientes, é feita uma análise da tecnologia e usabilidade.

O objetivo do CRM Estratégico é tornar mais eficiente o cumprimento das metas da companhia. Por exemplo, se o foco é aumentar a venda de um determinado produto, ele ajuda a elaborar as estratégias para alcançar esse objetivo de maneira efetiva, antecipando as necessidades dos consumidores.

No artigo de hoje, você conheceu as principais diferenças entre CRM Operacional, Analítico, Colaborativo e Estratégico. Caso você esteja procurando por uma plataforma completa, te convidamos para conhecer a Plataforma GVP, desenvolvido pela GVP Solutions. Para acessar todas as funções da ferramenta, agende agora mesmo o seu teste gratuito com um dos nossos especialistas.

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