Assim como acontece com outras estratégias de gestão empresarial, o CRM (Customer Relationship Management) tem suas subdivisões, que visam se adequar as diferentes necessidades das companhias. Dentre elas, podemos destacar as 4 ramificações mais utilizadas pelas empresas: CRM Operacional, Analítico, Colaborativo e Estratégico.
Caso você ainda não conheça as especificidades de cada um deles, não deixe de conferir na sequência as principais diferenças entre essas importantes modalidades de CRM e saiba identificar qual é a mais interessante para o seu negócio neste momento.
Saiba como funciona o CRM Operacional
Vamos começar destacando uma das principais características do CRM Operacional, que é a criação e manutenção de canais para o relacionamento com o cliente, auxiliando, também, nas aplicações de tecnologia da informação.
Essa modalidade é mais focada no back office, já que auxilia no gerenciamento de pedidos, produção e feedback. No entanto, caso o sistema seja móvel, é possível aplicar o CRM Operacional no front office através da automatização de vendas.
Outro ponto característico é a utilização das centrais de atendimento para a coleta de dados, identificação de clientes com potencial significativo, recebimento de feedbacks dos consumidores e avaliação da qualidade do serviço prestado.
Conheça as características do CRM Analítico
Como o próprio nome já diz, o CRM Analítico é responsável pela análise dos cenários da operação, incluindo gráficos e dados utilizados para traçar o perfil dos clientes e identificar suas principais necessidades. Com isso, é possível aplicar estratégias inteligentes, focadas na realidade dos consumidores.
O CRM Analítico geralmente trabalha com programas de armazenamento e processamento de informações, que ajudam a ter uma visão mais clara e consistente de cada cliente que interage com a companhia.
Outro ponto interessante é que essa ramificação do CRM auxilia na tomada de decisões, principalmente na área de marketing, pois com a análise dos indicadores de campanhas e eventos é possível levantar o perfil do público-alvo de cada produto ou serviço.
Veja como o CRM Colaborativo atua nas empresas
A principal função do CRM Colaborativo é englobar todos os pontos de contato da empresa com o cliente, como telefone, chat, e-mail, autoatendimento e redes sociais. O objetivo é disseminar informações obtidas tanto pelo CRM Analítico quanto pelo CRM Operacional.
Essa subdivisão é bastante utilizada nas companhias quando é preciso ter uma visão mais ampla de mercado, integrando uma quantidade maior de informações no banco de dados da empresa.
CRM Estratégico: importante aliado das companhias
Essa modalidade de CRM é fundamental para as empresas que precisam traçar um estudo de mercado para elaborar uma orientação estratégica para os outros tipos de CRM. Com o Estratégico, antes de começar a estudar os clientes, é feita uma análise da tecnologia e usabilidade.
O objetivo do CRM Estratégico é tornar mais eficiente o cumprimento das metas da companhia. Por exemplo, se o foco é aumentar a venda de um determinado produto, ele ajuda a elaborar as estratégias para alcançar esse objetivo de maneira efetiva, antecipando as necessidades dos consumidores.
No artigo de hoje, você conheceu as principais diferenças entre CRM Operacional, Analítico, Colaborativo e Estratégico. Caso você esteja procurando por uma plataforma completa, te convidamos para conhecer a Plataforma GVP, desenvolvido pela GVP Solutions. Para acessar todas as funções da ferramenta, agende agora mesmo o seu teste gratuito com um dos nossos especialistas.