Atrair e reter consumidores é uma das tarefas mais difíceis para as empresas nos dias de hoje. Por isso, muitos profissionais do setor corporativo têm estudado estratégias que ajudam a entender a jornada do cliente para, assim, aplicar ações que impulsionam a experiência dele com a marca.
Hoje, temos dois processos diferentes, mas com nomes parecidos. A jornada de compra do cliente tem a ver com toda a trajetória que um consumidor costuma percorrer até efetivar uma compra, já a jornada de relacionamento com o cliente começa no pós-venda e tem como foco proporcionar uma experiência positiva que ajude a reter esse consumidor.
A seguir, vamos abordar com mais detalhes as etapas da jornada de relacionamento com o cliente e também apresentar as ações que ajudam a tornar esse processo ainda mais positivo para o seu negócio.
A jornada de relacionamento com o cliente só pode começar quando a jornada de compra for concluída com sucesso. As etapas dessa fase inicial são:
- Aprendizado e descoberta;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra.
Para cada uma dessas etapas, as empresas precisam aplicar ações que levem o consumidor a avançar de estágio. As marcas costumam utilizar conteúdos e materiais ricos que despertam o interesse do público e esclarecem as suas principais dúvidas. O conhecimento tem sido uma das principais ferramentas utilizadas para a conversão de leads.
Com a jornada de compra concluída com êxito, é possível começar a estruturar a jornada de relacionamento com o cliente, focando na experiência do pós-venda.
Durante a jornada de relacionamento com o cliente é possível despertar nos consumidores a necessidade ou interesse em voltar a fazer negócio com a sua empresa. Para isso, é importante focar em um atendimento rápido e de qualidade, verificar a satisfação dos clientes e se manter disponível para esclarecer dúvidas e resolver qualquer tipo de problema.
Com um suporte eficaz no pós-venda, a jornada de relacionamento com o cliente se tornará a grande aliada das empresas no processo de fidelização dos consumidores. Se você gostou das informações e está em busca de ferramentas para gerenciar as jornadas dos seus clientes, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e saiba como a plataforma de atendimento multicanal da GVP pode te ajudar.
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