O novo perfil do consumidor e as soluções omnichannel. Qual a relação?

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As pessoas estão em constante evolução. Seja no trabalho, nas relações pessoais ou até mesmo nas suas estratégias de consumo, o público costuma apresentar mudanças recorrentes no perfil e no comportamento, que são impulsionadas por uma série de fatores. Trazendo para o mundo empresarial, mais especificamente para o relacionamento entre clientes e empresas, podemos notar mudanças significativas de perfil que impactam diretamente nos resultados alcançados pelas companhias.

Por exemplo, por muitos anos os clientes tinham como principal meta encontrar os melhores produtos ou serviços com os preços mais acessíveis do mercado, nem que para isso eles tivessem que enfrentar um atendimento ruim ou ter se locomover por um bom tempo até chegar na loja selecionada.

Hoje, a situação é diferente. Ter preços competitivos e produtos de qualidade continuam sendo fatores importantes, porém eles dividem espaço com outros pontos igualmente relevantes, como atendimento de excelência em todas as fases de interação, praticidade e comodidade.

Diante desse novo perfil do consumidor, as marcas de todos os segmentos e portes tiveram que ir em busca de estratégias eficazes que ajudam a suprir as necessidades e expectativas dos clientes atuais, como as soluções omnichannel que iremos abordar na sequência deste artigo.

Sua empresa presente nos canais mais utilizados pelos clientes.

O primeiro ponto que iremos apresentar sobre a relação entre o novo perfil do consumidor e as soluções omnichannel de qualidade tem a ver com a presença da empresa nos principais meios de interação utilizados pelos clientes nos dias de hoje. Ao adotar uma solução omnichannel completa, as companhias conseguiram atuar em canais estratégicos que ajudam diretamente na atração e na retenção dos consumidores, como:

 

  • Chat e ChatBot
  • E-mail
  • Voz e VoiceBot
  • Bot, URA, CTI e Discador
  • SMS E Push
  • F.A.Q
  • Redes Sociais
  • Aplicativos móveis
Solução omnichannel garante a integração no relacionamento com o consumidor.

Atuar nos principais canais de comunicação é uma forma interessante de mostrar para o consumidor que a empresa está atenta às suas preferências. Mas, para garantir uma experiência completa e que de fato supere as expectativas dos clientes do século XXI, é fundamental que toda a base de relacionamento da empresa esteja integrada.

Com boas soluções omnichannel, as companhias conseguem integrar em uma mesma plataforma todos os meios de comunicação com os melhores recursos de inteligência artificial, contemplando também a junção do front de atendimento com o time de backoffice. Além disso, os gestores que trabalham com essas soluções podem acessar gráficos e relatórios emitidos em tempo real, que ajudam a aprimorar a administração da operação.

Personalização do atendimento.

Outro ganho expressivo que as marcas têm ao adotar uma boa solução omnichannel tem a ver com a personalização do atendimento. Todo o histórico dos clientes fica armazenado em uma única plataforma, que é facilmente acessada durante a interação dos atendentes com o público, seja via telefone, e-mail, redes sociais, entre outros canais.

Essas informações ajudam o operador a entender as necessidades do cliente e conhecer um pouco melhor o seu perfil. Assim, será possível oferecer um atendimento personalizado e assertivo, pontos considerados fundamentais pelos clientes atuais.

No artigo de hoje, abordamos a relação entre o novo perfil do consumidor e as soluções omnichannel. Se você gostou das dicas e quer aprimorar o relacionamento da sua empresa com o público, entre em contato conosco e conheça os detalhes da Plataforma Omnichannel da GVP.

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