Nos últimos anos, diversos recursos tecnológicos foram desenvolvidos para ajudar a otimizar o trabalho das centrais de atendimento. Porém, um deles merece destaque especial, pois proporciona vantagens importantes para o sucesso da operação: o discador automático.
Esse é um recurso que tem como função disparar automaticamente as chamadas por meio do banco de dados da central. Deste modo, todas as vezes que um operador concluir o atendimento, o próprio discador já se encarrega de ligar para outro cliente e passar a chamada ao atendente, garantindo a produtividade da operação.
Para aprimorar ainda mais os benefícios do discador automático, foram desenvolvidas outras modalidades, que assumem funções especificas no call center. Na sequência, iremos mostrar quais são as diferenças entre discador preditivo, progressivo, preview e overdialing. Confira!
Discador preditivo
O discador preditivo assume a função que citamos no início do artigo, que é a de antecipar e repassar a chamada para o operador assim que ele finalizar um atendimento, trazendo mais produtividade para o time. É importante que esse recurso se ajuste às variações das campanhas e da central, garantindo a assertividade nos processos.
Dentre as principais vantagens oferecidas pelo discador preditivo, podemos destacar a diminuição da taxa de abandono das ligações e a redução do tempo de espera dos operadores, pontos que elevam o número de chamadas realizadas e concluídas durante o dia.
Discador progressivo
A estrutura do call center com o discador progressivo muda um pouco, pois com ele o sistema primeiro identifica um agente disponível e somente após esse processo ele inicia a discagem automática, fazendo o encaminhamento para o agente.
Para garantir que o discador progressivo traga bons resultados para a sua empresa, é importante adotar um recurso que identifique secretária eletrônica, fax ou caixa postal, repassando para o time de operadores somente as chamadas reais.
Discador preview
A principal função do discador preview é a de selecionar os contatos do mailing e apresentá-los ao agente, permitindo que ele decida se realiza ou não a chamada. Caso o operador opte por iniciar o processo, basta acionar o discador preview para que ele faça a ligação automaticamente, a encaminhando na sequência ao atendente.
Discador overdialing
Esse é um formato de discagem inspirado no sistema progressivo. O diferencial do discador overdialing é que ele permite que os supervisores do call center definam quantos contatos simultâneos poderão ser acionados quando um atendente ficar livre.
Apresentamos no artigo de hoje as principais diferenças entre as modalidades de discadores preditivo, progressivo, preview e overdialing. Se você ainda não conta com nenhuma dessas soluções na sua central e quer começar a desfrutar de todos esses recursos, não deixe de testar gratuitamente a Plataforma GVP, desenvolvida pela GVP Solutions.