O e-mail marketing não é uma estratégia nova de interação entre as marcas e os clientes. Há muito tempo ele vem sendo utilizado para comunicações estratégicas e focadas em vendas. Mas, como todo processo corporativo o e-mail marketing passou por transformações graças aos avanços tecnológicos.
Se pensarmos em 10 anos atrás, a principal função do e-mail marketing era compartilhar com as pessoas uma comunicação no formato de newsletter, que poderia ser de cunho informativo ou voltada para vendas. Nesse formato, toda a base de contatos da empresa recebia o mesmo e-mail marketing sem nenhuma segmentação.
Hoje, com a chegada da automação de marketing, os e-mails passaram a ter uma atuação muito mais personalizada e atenta a experiência do cliente. Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa evolução do e-mail marketing, não deixe de conferir esse artigo até o fim.
O início das newsletters tradicionais
Como mencionado acima, o e-mail marketing já vem sendo utilizado há bastante tempo pelas empresas, porém a forma como ele atua e os seus objetivos vem mudando de acordo com os novos recursos e com as necessidades e expectativas dos clientes.
Podemos dizer que as newsletters tradicionais inauguraram esse canal no mundo corporativo. Para ter um amplo alcance, as empresas criavam mensagens genéricas com a intenção de atingir a maior quantidade de pessoas da sua base. Porém, não havia nenhum tipo de segmentação, o que levava a diminuição da efetividade das mensagens e também a um aumento no número de descadastramentos.
Com isso, as newsletters passaram a ser uma “dor de cabeça” para as empresas que já não obtinham mais o alcance esperado. Mas, o cenário começou a mudar com a chegada de novos recursos voltados para o e-mail marketing, como veremos no próximo tópico.
A chegada dos e-mails marketing segmentados
Para acabar com o problema que os e-mails marketing genéricos estavam causando, as empresas entenderam que era preciso começar a segmentar os envios de acordo com os interesses de cada lead. Assim, seria possível criar grupos com perfil semelhante e direcionar mensagens alinhadas com o que eles buscavam.
Por exemplo, uma instituição de ensino que oferece cursos livres em diversas áreas passou a segmentar as newsletters de acordo com os interesses dos alunos. Assim, é possível evitar que um e-mail marketing de um curso de culinária fosse enviado para os estudantes com interesse em tecnologia e vice-versa.
Os ganhos de efetividade foram percebidos rapidamente, mas a demora para criar esses grupos manualmente e realizar os envios não era algo viável para a realidade das empresas. Diante desse panorama complexo, vamos seguir para outro tópico dessa evolução, que é a automação do e-mail marketing.
O novo cenário baseado na automação dos e-mails
Com os avanços da tecnologia, foram criadas plataformas focadas especialmente na automação dos e-mails marketing. Graças a esses sistemas, as empresas conseguem gerenciar todos os e-mails em uma única plataforma, ganhando tempo e recursos para disparo, autoresposta e análise de desempenho.
Ao adotar a automação dos e-mails marketing, as companhias perceberão logo de início melhorias expressivas em seus resultados. As melhores plataformas do mercado oferecem vantagens, como:
- Aumento da taxa de resolução na primeira chamada em até 78%, com soluções integradas e orquestradas.
- Redução de até 42% no tempo de atendimento por meio das regras de encaminhamento e autoresposta.
- Aumento de até 80% no índice de satisfação no atendimento.
- Redução de até 32% no custo do atendimento através da distribuição para o agente com skill ideal e controle dos tempos de atendimento.
Apresentamos no artigo de hoje um pouco sobre a evolução do e-mail marketing ao longo do tempo. Caso sua empresa esteja em busca de um bom sistema de gerenciamento de e-mail, clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas que irá te apresentar a solução de excelência da GVP digital.