Muitas coisas mudaram desde o início de 2020. Com o cenário atual, novos hábitos e comportamentos surgiram e o que era considerado tendência se tornou algo urgente nas companhias, como a transformação digital.
O trabalho assíncrono, por exemplo, era realidade apenas para uma pequena parcela das empresas. Hoje, com muitos negócios atuando à distância, essa modalidade vem sendo considerada como uma boa alternativa para as empresas e colaboradores.
Mas, para ser produtivo e eficaz, o trabalho assíncrono precisa contar com ferramentas de qualidade como aliadas, afinal é preciso que a companhia siga integrada e com os processos bem definidos.
A estratégia omnichannel pode auxiliar bastante as marcas que estão em fase de implementação ou consolidação do trabalho assíncrono. Quer saber como? Então, continue acompanhando esse artigo até o fim!
Trabalho assíncrono e trabalho remoto: entenda a diferença entre as modalidades
Bom, antes de começarmos a falar sobre trabalho assíncrono e como ele influencia no universo omnichannel, é interessante deixar claro como funciona essa modalidade e quais as diferenças em relação ao trabalho remoto.
Desde que o ano começou, diversas empresas tiveram que adotar o chamado trabalho remoto. Nesse formato, o colaborador atua via home office cumprindo o mesmo período de trabalho de quando estava alocado na empresa, por exemplo, das 09h às 18h. Geralmente, toda a equipe começa a trabalhar no mesmo horário e vai mantendo a interação remotamente via aplicativos de mensagens ou de videoconferência.
Já na modalidade de trabalho assíncrono a organização é um pouco diferente. Ao adotar esse formato, a empresa dá aos colaboradores a liberdade para que cada um deles estipule o seu horário de trabalho, desde que a jornada contratual seja cumprida, geralmente 8h horas diárias, 5 dias por semana.
No trabalho assíncrono, também há a possibilidade do funcionário encerrar o seu expediente quando conseguir entregar as atividades combinadas, mesmo que seja antes do término da sua jornada diária.
Saiba como o omnichannel pode ser um grande aliado no trabalho assíncrono
Vimos que o trabalho assíncrono oferece ao colaborador a liberdade para atuar no período em que se sentir mais produtivo. Mas, será que na prática esse formato funciona? Como manter a integração das atividades? Como gerenciar os colaboradores no trabalho assíncrono? Como medir a produtividade do time? Como estabelecer tarefas?
Essas são algumas das dúvidas que passam pela mente dos gestores quando se fala em trabalho assíncrono. Mas, com os avanços tecnológicos, adotar essa modalidade não é algo tão difícil quanto parece. As soluções omnichannel, por exemplo, podem e devem ser aliadas das companhias tanto no trabalho assíncrono quanto no trabalho remoto, pois boas ferramentas focam na integração, produtividade, mobilidade e gestão assertiva.
Conheça alguns dos serviços que uma plataforma omnichannel de qualidade oferece e que ajudam e muito no trabalho assíncrono:
- Colaboradores com acesso a uma ferramenta totalmente integrada, capaz de gerenciar chat, e-mail, telefone, sms, entre outros canais.
- Possibilidade de criar regras de negócio complexas em poucos minutos, escalar times por especialidade, redirecione por canal de atendimento, criar rotas inteligentes por produto, assunto, motivos e etc.
- Todas as informações do negócio e clientes estão em um só lugar, tornando muito mais fácil identificar a origem do atendimento ou possível gargalos.
- Facilidade para mudar o skill do operador ativo de acordo com a demanda, criar filas dinâmicas e priorizar clientes.
- Gestor pode realizar o acompanhamento da operação em tempo real
No artigo de hoje, falamos sobre a tendência do trabalho assíncrono e como isso influencia no universo omnichannel. Quer continuar por dentro de dicas como essa? Então, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.