Tendências em comunicação para 2023

Tabela de Conteúdo

Para começar o novo ano com o pé direito é importante estudar o mercado e fazer um planejamento assertivo para garantir bons resultados nos próximos 12 meses. Conhecer as tendências em comunicação para 2023 é uma das formas de estruturar para o seu negócio ações alinhadas com o que há de mais inovador e que certamente irá impactar positivamente os clientes.

Se você ainda não sabe o que esperar das tendências em comunicação para 2023, confira na sequência deste artigo as inovações e estratégias que vão movimentar o mercado neste ano.

Comando por voz em alta

A popularização dos dispositivos como Amazon Echo e Google Home está colocando as ações comandadas por voz entre as principais tendências em comunicação para 2023. A expectativa é que essa tecnologia se aprimore nos próximos meses e proporcione uma série de benefícios para as empresas.

Os fluxos de trabalho e o gerenciamento de tarefas são algumas das áreas que começam a ser impactadas pelo comando de voz, tornando os processos mais simples, rápidos e eficazes.

Ascensão do Metaverso

Em 2022, debates sobre o Metaverso se intensificaram, colocando esse assunto como uma das tendências em comunicação para 2023. Mesmo sendo um conceito novo e em desenvolvimento, a criação de um mundo virtual promete revolucionar a forma como as marcas interagem com os consumidores.

No mercado, há muitas companhias que já estão se antecipando e investindo no Metaverso para priorizar a experiência dos clientes e abrir novas formas de comunicação com o público, principalmente com os nativos digitais.

Vídeos e conteúdos mais curtos são tendências em comunicação para 2023

As redes sociais seguem em alta, com destaque para o TikTok que faz bastante sucesso com o público mais jovem por conta dos vídeos rápidos e virais. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, o TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil, à frente de Instagram e Facebook.

Sendo assim, entre as tendências em comunicação para 2023 estão os vídeos e os conteúdos objetivos. As interações ágeis são importantes em todas as frentes do negócio, inclusive para as áreas de vendas e atendimento. Entender essa busca dos clientes por uma comunicação mais rápida e simplificada certamente irá impactar de forma positiva as companhias.

Inteligência artificial

Há alguns anos, a inteligência artificial está presente nas tendências de diferentes áreas. Na comunicação não é diferente. Em 2023, a ideia é que essa tecnologia cresça ainda mais na produção de conteúdos de diferentes segmentos e também nos canais de atendimento.

Para o relacionamento com os clientes, espera-se que o autoatendimento e os chatbots ganhem ainda mais espaço e a IA entra para garantir que os serviços sejam realizados com rapidez e eficácia, superando as expectativas do público.

Reunimos no artigo de hoje as principais tendências em comunicação para 2023. Se você gostou das dicas e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre atendimento e vendas, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados