Saiba o que é manufatura 4.0 e veja se sua empresa precisa dessa estratégia

Tabela de Conteúdo

Com o mundo em constante transformação, é cada vez mais importante as empresas estarem atentas às novidades e tendências do mercado. Esse olhar estratégico permitirá aos empreendedores identificar novas formas de produção, gestão e interação com os clientes, dando um passo importante para se destacar da concorrência.

manufatura 4.0 é um ótimo exemplo desse processo de transformação que todas as marcas terão que passar para se manterem ativas e competitivas no mercado. Se você ainda não conhece essa estratégia, mas quer saber se a sua empresa precisa adotá-la para conquistar melhores resultados, não deixe de conferir as dicas que reunimos neste artigo.

Entenda o que é manufatura 4.0

Quem já atua no mundo corporativo há algum tempo certamente já ouvir falar sobre o termo lean manufacturing, que tem como base propor uma mudança de cultura nas empresas visando a melhoria contínua dos processos de produção, gerando assim a redução de custos e o aumento da qualidade.

No caso da manufatura 4.0, o destaque é que essa estratégia não se restringe apenas a produção e gestão, pois são levadas em conta a adoção de novas soluções focadas na transformação digital dos negócios, algo essencial nos dias de hoje para marcas de todos os portes e segmentos.

Mas, assim como acontece em todos os processos de mudança, na manufatura 4.0 é fundamental levar em conta as especificidades do negócio e as melhorias que irão ajudar a tornar a produção mais efetiva. Algumas análises internas são importantes para mapear os processos que precisam de melhorias, por exemplo:

Detecção de falhas: reveja toda a operação e identifique os erros que possam estar comprometendo a sua produção.

Ajustes contínuos na operação: na manufatura 4.0 as melhorias devem ser contínuas. Não adianta contornar um problema na produção e nunca mais reavaliá-la. Para ser produtivo e competitivo, é preciso ter um olhar analítico em todas as ocasiões e não apenas de forma esporádica.

Antecipação de cenários de crise e oportunidades: quanto mais estruturada e antenada ao mercado a empresa estiver, menores serão os impactos durante as crises. Da mesma forma, essa antecipação de cenários se torna uma grande aliada das marcas quando novas oportunidades surgem e exigem rapidez para serem aproveitadas.

Entrega e experiências efetivas: quando a manufatura 4.0 começa a fazer parte das empresas, a produção passa a ser mais ágil, o atendimento aos clientes também é dinamizado e o processo de entrega se torna mais eficiente. Tudo isso gera uma experiência satisfatória para o seu público e amplia as chances de retenção.

Manufatura 4.0 e transformação digital: como acontece essa parceria?

Hoje, para as empresas conseguirem definir uma estratégia de produção de sucesso é fundamental unir gestão e tecnologia. Entender o mercado e as suas necessidades é o primeiro passo para adotar soluções eficazes. Mas, olhar para dentro também é importante para que cada novo recurso tecnológico adotado possa trazer ótimos resultados para a operação.

Tecnologias que otimizam o dia a dia da produção e da gestão, como computação em nuvem, internet das coisas (IoT), impressoras 3D e as plataformas de realidade aumentada, por exemplo, passam a fazer parte do processo de manufatura 4.0.

Além de aprimorar o sistema produtivo e sua administração, as empresas também precisam se fazer presentes nos mais diversos pontos de contato com o cliente. É neste cenário que as soluções omnichannel também ganham destaque.

Conforme a manufatura 4.0 se desenvolve, é necessário que os canais utilizados para oferecer um atendimento diferenciado nos ambientes físicos e digitais também sejam revistos. Por meio de uma boa plataforma omnichannel, é possível integrar todos os canais adotados pela sua empresa em um único sistema, garantindo um atendimento rápido, prático e com ótimo poder de resolução. Toda a gestão e acompanhamento dos tickets também é feita pela plataforma, que disponibiliza relatórios e gráficos em tempo real.

Apresentamos no artigo de hoje o que é manufatura 4.0 e o papel dessa estratégia para o sucesso das empresas. Se você quer conhecer mais sobre o potencial de uma boa solução omnichannel, clique aqui e confira todos os detalhes da Plataforma Omnichannel da GVP digital.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados