Saiba como os sites de reputação e as reviews impactam em seu e-commerce

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Quem está familiarizado com o processo de compras online sabe que uma das etapas mais importantes tem a ver com a pesquisa sobre a reputação do e-commerce. As análises dos produtos, chamadas de reviews, também desempenham um papel importante na jornada do cliente.

Mas, muitas empresas não consideram esses pontos e acreditam que eles são fatores externos e incontroláveis, então não há nada o que possa ser feito para torná-los aliados em vez de problemas. Será mesmo?

As marcas podem ter um papel estratégico nesses canais, mostrando um posicionamento consistente, garantindo ao público o acesso rápido a informações claras e verdadeiras. Quer saber como utilizar os sites de reputação e as reviews para impulsionar as vendas do seu e-commerce? Então, confira as dicas que reunimos na sequência deste artigo.

Aprenda a construir uma reputação forte para a sua loja virtual

No Brasil, o principal site destinado a reclamações e reputação das marcas é o Reclame Aqui. Com mais de 20 anos de atuação, o portal se tornou um grande ponto de influência para os consumidores, seja no momento de pesquisa de uma empresa ou produto, na verificação se determinada marca é confiável ou mesmo quando o cliente busca um retorno para solucionar um problema.

Segundo dados do próprio Reclame Aqui, o site recebe 30 milhões de visualizações por mês e 45 mil reclamações por dia. Além disso, 55% dos clientes que acessam a plataforma estão decidindo onde comprar, 45% estão tentando resolver um problema e apenas 3% de fato entram para registrar uma reclamação.

Para construir uma reputação forte nesse canal e atrair cada vez mais clientes para o seu e-commerce é preciso criar uma estratégia de relacionamento. Responder os clientes o mais rápido possível e dar andamento às solicitações com foco na resolução dos problemas é fundamental.

Com o tempo, essa atenção aos consumidores será refletida em uma boa reputação, o que tornará a sua loja virtual ainda mais confiável para os clientes.

Saiba como tornar as reviews aliadas do seu e-commerce

Quando você se interessa por um produto é comum buscar mais informações sobre ele. Hoje, com a praticidade da internet, é possível encontrar avaliações, comentários e demais informações sobre a experiência de compra de outros clientes. Esse processo é conhecido como review e tem um impacto importante nas vendas dos e-commerces.

Muitos clientes analisam essas informações antes de tomar suas decisões, por isso quanto mais positivas forem as avaliações, maiores são as chances dos consumidores concretizarem a compra em sua loja virtual.

Da mesma forma, quando o e-commerce não tem nenhum tipo de review disponível, é comum os clientes ficarem receosos em efetivar a compra, mesmo que a loja ofereça o melhor preço do mercado. A opinião de outras pessoas fortalece a confiança e impulsiona a tomada de decisão.

Sendo assim, as lojas virtuais precisam investir na busca por reviews. O pós-venda é fundamental nesse processo, pois é através dessa interação que é possível captar a experiência do cliente. Canais como e-mail, WhatsApp e SMS podem facilitar esse processo de avaliação, já que com apenas alguns cliques o consumidor consegue compartilhar a sua nota e até relatar detalhes da sua experiência de compra.

Você conferiu no artigo de hoje como os sites de reputação e as reviews impactam no progresso dos e-commerces. Se você quer fortalecer esses e outros pontos do seu relacionamento com os clientes, clique aqui e conheça as soluções inovadoras da GVP.Digital.

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