O processo de comunicação entre empresas e consumidores vem mudando bastante com o passar dos anos. Hoje, quanto mais próxima for a interação da companhia com o cliente, maiores serão as chances dele efetivar a compra e se tornar fiel ao negócio. Por isso, é fundamental que as marcas tracem um planejamento para acompanhar o cliente desde a prospecção até o pós-venda.
Mas, essa trajetória envolve uma série de etapas específicas, tornando esse acompanhamento ainda mais desafiador. Se a sua empresa quer melhorar o relacionamento com o cliente da prospecção ao pós-venda, indicamos que você leia esse artigo e confira as dicas que listamos para te ajudar neste importante processo.
Fique de olho em seu cliente através da plataforma de atendimento multicanal
Nos dias de hoje, as empresas que buscam uma interação mais significativa com os consumidores não podem deixar de lado a tecnologia. Por meio de uma boa plataforma multicanal, por exemplo, a companhia passa a oferecer aos clientes um atendimento completo via chat, e-mail, telefone (com URA, CTI e discador), SMS e robôs de atendimento.
Além disso, há softwares no mercado, como o IDEA CRM, desenvolvido pela GVP It Solutions, que disponibilizam para as empresas um módulo de gestão de vendas. Por ele, é possível acompanhar o processo de venda desde o momento da prospecção até a transformação do lead em uma oportunidade de vendas e fechamento.
Essa solução permite inserir diversas oportunidades e cotações dentro do cadastro do cliente, mantendo um histórico de pedidos e interações. Vale destacar, também, que a plataforma multicanal com sistema para vendas proporciona uma visão gerencial completa, com administração das metas da equipe, mensuração da produtividade dos vendedores, análise dos resultados individuais e da equipe a curto e longo prazo e relatórios de forecast que possibilitam que o gestor estabeleça um planejamento mais assertivo.
Conheça as etapas fundamentais para o acompanhamento do consumidor da prospecção ao pós-venda
Vimos que uma boa plataforma multicanal com módulo destinado exclusivamente para o setor comercial é capaz de agilizar o controle do fluxo de vendas e impulsionar os resultados da corporação. Mas, esse recurso ajuda as empresas a realizarem outras etapas importantes para o acompanhamento do cliente, como:
Funil de vendas: por meio do sistema é possível acompanhar as conversões de leads para oportunidades e para clientes e entender as etapas das vendas do início ao fim.
Gestão de processo de vendas: permite anexar documentos e evidências da formalização do pedido, diagnóstico da oportunidade, auditoria e histórico de status do processo.
Acompanhamento de metas: facilita a avaliação contínua da produtividade da equipe comercial.
Informações centralizadas: todo o histórico de oportunidades ficará integrado ao cadastro do cliente, permitindo também a identificação de novas oportunidades de negócios.
Relatórios gerenciais: a plataforma multicanal disponibiliza relatórios qualitativos e quantitativos para visão geral da equipe, como pipeline, forecast, entre outros.
Além desses serviços propostos pela plataforma multicanal, as empresas também devem promover ações que ajudam a manter um pós-venda efetivo, por exemplo, mandar e-mails ou ligar para os clientes para conhecer a experiência deles com o produto ou serviço comercializado. As pesquisas de satisfação também são essenciais para aproximar a marca dos consumidores no pós-venda.
Você conferiu no artigo de hoje dicas de como acompanhar o seu cliente da prospecção ao pós-venda, tendo a tecnologia da plataforma multicanal como aliada. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o tema ou queira conhecer mais a fundo a Plataforma GVP, entre em contato com o nosso time de especialistas.