As redes sociais fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são alguns exemplos de redes sociais acessadas quase que diariamente pela população com acesso à internet no país.
Segundo as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada no início deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet.
O acesso às redes sociais também não para de crescer em todo o mundo. Segundo uma pesquisa realizada pelo We Are Social em parceria com o Hootsuite e publicada pela The Next Web, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizam as redes sociais ativamente pelo menos uma vez por mês. Isso equivale a 40% da população mundial.
Diante de dados tão expressivos, monitorar o que acontece nesses canais é importante para o sucesso das empresas, pois com as informações coletadas é possível melhorar a abordagem no atendimento e traçar campanhas de vendas e marketing que atraiam o seu público.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre a importância de realizar um monitoramento contínuo das redes sociais e também mostrar dicas de como fazer este serviço de forma eficaz.
O interessante é que em um levantamento a empresa pode obter um feedback positivo sobre ações já realizadas e também conhecer os trabalhos que foram criticados pelo público. Essas informações são muito importantes, inclusive para a área de atendimento ao cliente, pois com elas é possível:
- Repensar campanhas;
- Planejar novas ações com foco nas características dos consumidores;
- Antecipar algumas demandas;
- Fazer um balanço mais detalhado sobre a reputação da companhia nas redes sociais.
Esse monitoramento é importante para todas as empresas, independentemente do porte. Muitas vezes, o sistema de atendimento utilizado pela companhia ajuda na realização deste trabalho, como abordaremos a seguir.
Plataformas como a da GVP, permitem que a sua equipe atenda as principais redes sociais através de uma solução inovadora, que possibilita a digitalização e a transformação do atendimento, se mantendo integrada a outros canais estratégicos utilizados pela companhia.
Mais um ponto importante dessa plataforma tem a ver com a tomada de decisões. Todas as informações dos clientes são armazenadas no mesmo sistema, tornando mais fácil a identificação da origem do atendimento e gargalos. Assim, é possível traçar uma interação mais assertiva, rápida e personalizada de acordo com os dados que formam o perfil do cliente.
No artigo de hoje, abordamos a importância de monitorar os dados das redes sociais, que podem melhorar o trabalho de áreas estratégicas das empresas, como o atendimento ao cliente. Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma GVP, clique aqui e assista a uma demonstração do sistema.