Conquistar novos consumidores e manter uma carteira de clientes fiéis é o objetivo de todas as empresas nos dias de hoje. Mas, até alcançar essa meta, as companhias precisam rever etapas importantes dos processos de prospecção, vendas, pós-vendas e atendimento ao cliente.
Todos esses pontos estão conectados e influenciam na experiência final do consumidor com a sua empresa. No entanto, um deles é primordial para que o cliente se sinta realmente acolhido pela companhia e volte a fazer negócios: o atendimento.
De acordo com pesquisa realizada pela Accenture, o mau atendimento prestado ao consumidor fez com que as empresas brasileiras perdessem 217 bilhões de dólares em 2015, pois os clientes preferiram buscar na concorrência um atendimento de melhor qualidade.
Se você não quer que sua companhia entre nessas estatísticas negativas, não deixe de conferir o artigo a seguir no qual iremos abordar a importância de sua empresa investir em um sistema de gestão de atendimento telefônico.
Quando investir em um sistema de gestão de atendimento?
Muitos empresários pensam que investir em softwares de gestão de atendimento telefônico é algo somente para as empresas de grande porte, mas isso não é verdade. Essas ferramentas são ideais para todas as empresas que oferecem atendimento ao cliente via telefone, independentemente do porte, pois elas organizam os dados e otimizam o trabalho dos operadores.
Se você já percebeu que as métricas da sua central não estão satisfatórias e quer ampliar a efetividade do atendimento prestado ao cliente, chegou o momento de integrar o uso de um sistema de gestão de atendimento em sua companhia. O investimento é bastante compensador, pois os resultados já são sentidos logo no início do uso dessas ferramentas.
Conheça alguns dos benefícios proporcionados pelo uso dessa ferramenta:
Gerenciamento do histórico do cliente: Ao contar com a parceria de um sistema de gestão de atendimento telefônico, a empresa terá todos os dados e históricos dos clientes organizados em uma mesma plataforma. Além disso, essas informações podem ser acessadas de forma rápida pelos operadores durante as chamadas, o que tornará o atendimento ao consumidor mais ágil e personalizado.
Discador automático: Esse é um dos benefícios mais importantes de um sistema de gestão de atendimento, pois possibilita que os operadores realizem um atendimento mais rápido e eficiente.
Existem alguns tipos de discadores automáticos desenvolvidos para atender as necessidades específicas de cada central. O discador preditivo, por exemplo, leva em conta o tempo médio de chamadas e inicia a ligação antes que o operador fique disponível. Assim que ele desliga a chamada atual, o discador redirecionada para ele uma nova ligação.
Já o discador preview realiza a discagem após o atendente avaliar algumas informações específicas do cliente contatado. Após a liberação do operador, o sistema faz a discagem automática e transfere para ele a chamada.
URA ativa: A Unidade de Resposta Audível é outro recurso oferecido pelos sistemas de gestão que aprimora a produtividade do atendimento. Por meio de gravações que visam suprir necessidades básicas dos consumidores, o atendimento é realizado de maneira automática, liberando os operadores para focarem em chamadas mais complexas, evitando as longas filas de espera.
Integração com outros canais de atendimento: Por fim, as empresas que optam pelo sistema de gestão têm a possibilidade de integrar na mesma plataforma todos os canais de atendimento utilizados pela companhia, como telefone, e-mail e chat, possibilitando que os operadores sejam mais ágeis e consigam um índice maior de resolução de suas demandas.
Se você ainda não tem um sistema de gestão de atendimento em sua empresa ou quer uma ferramenta mais inteligente para o seu negócio, não deixe de conhecer as funcionalidades da Plataforma GVP.