Quando utilizar bots para atender os meus clientes?

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Há alguns anos, parecia pouco provável que os bots ocupariam um espaço importante na estratégia de atendimento ao cliente das empresas. Isso porque os protótipos dessa tecnologia davam a entender que o relacionamento entre consumidores e marcas via bot se tornaria frio, distante e pouco conclusivo.

Mas, os avanços da inteligência artificial fizeram com que esse cenário mudasse por completo. Rápidos, assertivos, práticos e econômicos, os bots conseguiram conquistar empresas e clientes.

Segundo pesquisa realizada pela companhia de software de envolvimento do cliente Freshworks Inc., 70% dos consumidores entre 18 e 37 anos, da geração millennials, já interagiram com um chatbot, e mais de 80% deles estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o retorno que receberam.

Se você ainda não sabe se esse é o momento certo para investir em bots de atendimento ao cliente, confira na sequência deste artigo alguns pontos que mostram que chegou a hora de ter essa tecnologia em sua empresa para revolucionar a sua central de relacionamento.

Necessidade de um serviço mais rápido e conclusivo

Vamos começar abordando uma das situações mais comuns dentro das empresas que precisam começar a utilizar os bots para atender os seus clientes, que é a demora e a falta de assertividade para solucionar demandas do dia a dia.

Esses problemas podem acontecer em qualquer empresa e isso não quer dizer que a equipe de atendimento não é boa. Na verdade, esses profissionais costumam ficar sobrecarregados, tendo que atender centenas de pessoas todos os dias. Isso acaba comprometendo o poder de resolução do time e também deixando o atendimento muito mais lento.

Mas, quando os bots são integrados em sua operação o cenário muda consideravelmente. Projetados para atender às principais necessidades da contratante, os bots são capazes de solucionar de forma rápida as demandas simples que acabam sendo as mais recorrentes em uma central de atendimento.

Além disso, os bots de qualidade são preparados para recorrer a ajuda humana automaticamente caso fiquem indecisos durante a interação com o cliente, garantindo que a jornada não seja interrompida.

Empresa precisa ampliar o período de atendimento

Outro fator que aponta que chegou o momento de utilizar os bots para atender os seus clientes tem a ver com o período de funcionamento da sua central. Geralmente, as empresas trabalham em horário comercial, porém, é muito comum os clientes precisarem de atendimento fora deste horário e nem sempre é possível ter diferentes turnos na companhia.

Com os bots, a sua empresa conseguirá disponibilizar um atendimento de qualidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, se fazendo presente sempre que o cliente precisar.

Bots são solução para centrais com dificuldades para satisfazer os clientes

Muitas pessoas ainda acham que os bots irão tornar o atendimento da empresa muito impessoal e frio. Mas, graças a inteligência artificial e ao machine learning (aprendizado de máquina), os melhores bots do mercado conseguem falar a língua do seu cliente, entendendo frases como “agende a minha consulta para a próxima semana a tarde”.

Toda essa facilidade para interagir e resolver demandas do dia a dia colocaram os bots como um dos principais investimentos para as empresas que estão com dificuldades para satisfazer os seus clientes no quesito relacionamento.

Você conferiu no artigo de hoje algumas situações que apontam que esse é o momento da sua empresa investir em bots para atender os clientes. Se você quer conhecer uma solução de bot que realmente funciona, clique aqui e confira tudo o que o Agente Virtual da GVP tem para oferecer ao seu negócio.

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