Para alcançar bons resultados em seu negócio é crucial ter um bom relacionamento com o cliente. Para que a interação com ele seja positiva, o atendimento do SAC deve sempre ser potencializado ao máximo. No entanto, falhas em call centers e outros serviços de atendimento acontecem com maior frequência do que as empresas normalmente acreditam existir. E é por causa disso que, caso você queira ter um serviço de SAC otimizado, é mais do que necessário apostar em alternativas de monitoramento.
Neste artigo mostraremos qual a importância do controle das atividades do seu SAC, abordaremos as principais métricas e indicativos de boa performance e vamos te mostrar como aplicar um bom sistema de monitoramento da qualidade do atendimento. Confira!
Analise bem o contrato de serviço — conhecido também como Service Level Agreement (SLA) ou acordo de nível de serviço — e esteja ciente das informações que você, como contratante, tem direito de saber.
O Time Talk é o tempo que um agente gasta, em média, em cada ligação e ele aponta se existiu ou não demora no atendimento. Já o KPI chamado de Agent Workload é o tempo total que um agente gasta para atender todas as demandas de um contato.
As taxas de contato, abandono e conversão são, respectivamente, os percentuais dos contatos existentes, os que abandonaram e as que acarretaram em uma conversão — solução de um problema ou até uma venda. A porcentagem de ligações e outras formas de contato pelo SAC, cujo problema foi resolvido na primeira tentativa, é chamada de First Call Resolution (FCR).
O CRM é um sistema integrado que analisa a qualidade do relacionamento com o consumidor. Esse tipo de sistema é realmente útil para empresas que buscam um SAC externo, pois, além de facilitar a visualização de estatísticas e KPIs, ele prioriza informações importantes, de forma que você tenha mais tempo para investir no que realmente importa: o seu negócio. Se você não está familiarizado com esse tipo de ferramenta, é possível aplicá-la de maneira fácil e eficaz.