Pós-Black Friday: como aproveitar a conquista de novos clientes para vender ainda mais no Natal?

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O fim de ano chegou e com ele aquela expectativa dos empreendedores de venderem mais durante as datas comemorativas. Em 2022, tivemos uma Black Friday diferente que ocorreu após um intenso período eleitoral e durante a Copa do Mundo.

De acordo com a pesquisa realizada pela Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, no sábado (26), a Black Friday registrou mais de R$ 1, 2 bilhão em transações online. Mesmo sendo um bom resultado, ele não foi suficiente para superar 2021, ficando 4,3% abaixo. Apesar disso, o faturamento dessa edição se igualou ao alcançado em 2020, fase mais complexa da pandemia.

Com um desempenho dentro do esperado para o cenário atual, a Black Friday atraiu milhares de clientes para as empresas, aumentando as oportunidades para novas conversões na próxima data comemorativa que já está chegando, o Natal.

A seguir, reunimos algumas dicas de como você pode ampliar as vendas do seu negócio após a Black Friday. Confira!

Organize todos os dados dos seus novos clientes

Sua empresa se esforçou para atrair consumidores para as promoções da Black Friday e alcançou o sucesso nas conversões. Então, tudo resolvido? A resposta é não! Todo o árduo processo de atração de clientes não pode ser concluído após a conversão de uma compra. O objetivo maior sempre deve ser a fidelização do público.

Por isso, para aproveitar a conquista dos novos clientes e vender mais no Natal é preciso ter toda a base de dados do seu negócio bem organizada. As informações captadas durante a Black Friday são essenciais para que a sua empresa realize um pós-venda eficaz e seja assertiva nas futuras abordagens de vendas.

Nessa etapa, saem na frente as companhias que possuem um bom sistema de CRM, que organiza de forma inteligente as informações dos clientes para que os times de vendas, atendimento e marketing possam utilizá-las em suas atividades e planos de ação.

Mantenha um relacionamento ativo no pós-venda

Como vimos, uma atração de sucesso é concluída por meio da fidelização dos clientes. Por isso, investir no pós-venda é fundamental para as empresas que querem aproveitar o bom desempenho na Black Friday para vender mais no Natal e durante todo o ano.

Conhecer a experiência dos consumidores é importante para traçar melhorias e potencializar o que já está dando certo em sua empresa. Ao ter uma ferramenta de tracking de pedido, por exemplo, é possível disparar uma NPS de forma automática assim que o cliente recebe o último status da sua compra.

O consumidor avalia os processos internos e o produto ou serviço utilizando as notas de 1 a 5. Nesses casos quando a nota é 5, nível máximo de satisfação, o atendimento é concluído. Mas, quando a resposta for de 1 a 4, o consumidor recebe a opção de detalhar melhor o motivo pelo qual não ficou totalmente satisfeito com o serviço ou produto.

Essa etapa simples do pós-venda é essencial para que o cliente se sinta valorizado pela empresa, além de ser um termômetro bastante eficaz e que ajudará os empreendedores a serem mais assertivos nas próximas abordagens de vendas.

Dispare campanhas personalizadas para vender mais no Natal

Assim como o tracking de pedidos pode ser realizado pelo WhatsApp, uma outra funcionalidade que as empresas podem explorar para vender mais no Natal tem a ver com o disparo de promoções personalizadas.

Ao ter em sua central uma ferramenta de comunicação em massa via WhatsApp, o envio de mensagens aos clientes é feito de forma segura, sem risco de ter a conta da sua empresa bloqueada. Com o consentimento dos consumidores durante a fase cadastral, é possível disparar campanhas em diversos períodos sem que as mensagens sejam consideradas spam.

Além de estreitar o relacionamento após a Black Friday, essa ação é ótima para ampliar as vendas, pois é possível direcionar o consumidor para produtos específicos da sua marca.

No artigo de hoje, reunimos algumas dicas práticas de como aproveitar a conquista de novos clientes na Black Friday para vender mais também no Natal. E para conhecer as tecnologias que irão te ajudar nesse processo, clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas que irá te apresentar o portfólio completo de soluções da GVP.

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