É mais caro atrair um novo cliente ou manter um bom relacionamento com os já existentes? A resposta para essa pergunta já é um tanto quanto conhecida de muitas empresas: os investimentos e esforços para captar novos leads e convertê-los acabam sendo muito maiores em comparação com o que se gasta para garantir a satisfação dos clientes que já compram e mantê-los fiéis. Clientes já conhecidos sabem da qualidade da empresa e não é preciso tanto para atrai-los e começar do zero, investindo desde o estudo de mercado, planejamento e execução de ações de marketing, por exemplo.
Essa regra deixa claro que é extremamente importante apostar em medidas que enriqueçam a experiência do cliente em todo o processo de vendas, assegurando que ele seja bem assistido e tenha sempre boas referências para voltar a comprar — e divulgar essa imagem positiva.
Para manter a saúde do seu negócio em dia, anote algumas boas práticas para melhorar seu relacionamento com os clientes:
Procure sempre dominar as informações sobre seus produtos e saiba explicar quais os diferenciais que eles oferecem e o valor de sua aplicação no dia a dia deles com demonstrações claras da qualidade, durabilidade e potencial facilitador de suas soluções.
Seus clientes sentem dificuldade ao tentar entrar em contato pelo SAC? Consideram o tempo de espera muito longo e o atendimento pouco eficiente? Sentem que em algum momento do atendimento são abandonados? Não têm as dúvidas esclarecidas ou não encontram preparo no vendedor? Com base nesses levantamentos, é possível investir em canais de atendimento mais eficazes, que prezem pela agilidade e qualidade na resolução das demandas.
Nesse sentido, vale também disponibilizar um canal online para tirar dúvidas, um blog para mantê-lo bem informado, entre outras possibilidades. O importante é sempre mostrar que o relacionamento pode continuar, independente de uma venda já ter sido fechada.
Com um CRM, é possível ter dados precisos sobre os clientes, como datas de compra, fatores da negociação, preferências, produtos que aprovam, opiniões que manifestaram anteriormente e até insatisfações (para que não se repitam). Com o histórico de todo o atendimento ao cliente e de todo esse relacionamento, sua empresa consegue personalizar o relacionamento, adaptar e antecipar soluções e integrar canais de atendimento como o SAC para que os atendentes tenham maior preparo ao receber os contatos, suas condições e realidade e podendo propor soluções cabíveis para seus problemas.
E então, o seu cliente está satisfeito com o seu atendimento? O que sua empresa tem feito para melhorar esse ponto? Confira nosso post sobre como aprimorar o seu pós-venda e não deixe de acompanhar o blog para mais dicas e novidades!