O que significa a sigla CRM?
Se você atua no mundo empresarial há algum tempo, certamente já ouviu dos times de vendas, marketing e relacionamento a sigla CRM. Apesar de muito popular entre os profissionais desses departamentos, ainda existem dúvidas sobre o que é e como funciona essa sigla que promete ajudar as empresas a alcançarem ótimos resultados comerciais e também uma experiência do cliente excepcional.
Para não deixar ninguém com dúvidas, vamos apresentar na sequência deste artigo o significado da sigla CRM, como esse recurso funciona nas empresas, os benefícios oferecidos e como o seu negócio pode decolar ao adotar uma plataforma de qualidade. Vamos conferir?
Descubra o que é a sigla CRM
Vamos começar pelo passo mais simples, que é explicar o que significa a sigla CRM. Bom, CRM são as iniciais do nome Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Por meio de recursos tecnológicos, uma plataforma de CRM consegue ajudar as companhias a traçar estratégias de negócios, gerenciar as informações dos consumidores e compreender de forma clara quais são suas necessidades e desejos. Essas plataformas são projetadas para armazenar de forma intuitiva e estratégica dados como:
- E-mail e telefone dos clientes;
- Movimentações digitais do consumidor, por exemplo, acessos ao site ou e-commerce do seu negócio;
- Atividades executadas, como abertura de chamado, reclamações, compras realizadas, entre outras;
- Lista com clientes ativos, inativos e em fase de negociação.
Conheça os principais benefícios de usar um CRM em seu negócio
Como vimos até aqui, o CRM é uma ferramenta que auxilia as empresas em áreas essenciais para o desenvolvimento do negócio. Mas, vamos entender abaixo os benefícios que esse recurso tecnológico proporciona para as marcas de todos os portes e segmentos.
- Organização eficaz e controle assertivo do processo comercial;
- Todos os dados dos clientes e leads em um lugar só, facilitando a comunicação;
- Impulsionamento para vendas e negociações mais rápidas e personalizadas;
- Oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes e focar em suas necessidades;
- Mais recursos para fortalecer as ações de fidelização do público;
- Acesso a dados estratégicos para entender os motivos que estão fazendo o seu negócio perder oportunidades;
- Melhorias na comunicação das equipes internas.
O que não pode faltar em um bom CRM?
O mundo é digital e, por isso, um CRM de qualidade precisa estar alinhado a esse perfil. Hoje, há no mercado ótimas plataformas que oferecem para as empresas recursos digitais voltados para as áreas de atendimento, vendas e marketing. É fundamental que o CRM seja integrado com outros sistemas como ERP, e-commerce ou qualquer outra plataforma que o seu negócio precisa ter acesso ou visualizar os dados durante o atendimento ao cliente.
Outras funcionalidades interessantes de um CRM com foco no digital são a criação de tickets de atendimento baseados em ações de vendas, visualização em tempo real e acesso a dashboards de operação e vendas sempre que for necessário rever o desempenho de ações e processos.
Gostou das explicações sobre CRM? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse recurso ou quer conhecer na prática o desempenho de uma ótima ferramenta, deixe o seu comentário nesse post que retornaremos o quanto antes!