Satisfazer os clientes é um dos principais objetivos das empresas atualmente. Com um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização dos consumidores se tornou essencial para que as companhias se mantenham ativas. Diante dessa realidade, as empresas estão investindo cada vez mais em soluções que aprimoram a experiência do cliente com a marca.
O atendimento via chat automatizado vem se mostrando uma dessas soluções que ajudam a reter os clientes, sem gerar altos custos para as empresas. No entanto, muitos gestores ainda possuem um certo receio sobre a efetividade dessa modalidade de atendimento automático.
Para afastar a insegurança, é preciso que os empreendedores considerem o perfil dos consumidores atuais, que prezam pela agilidade e assertividade, pontos que os robots podem executar muito bem dentro das centrais de atendimento.
A espera pelo atendimento dos operadores é um dos motivos que levam ao alto índice de abandono das chamadas pelos clientes. Esse ciclo é bastante preocupante para as companhias, que podem perder os seus consumidores por conta das demandas que sobrecarregam todos os dias os operadores de call center.
No artigo a seguir, iremos apresentar os principais benefícios que um chat robotizado pode oferecer para o seu negócio. Confira!
Agilidade que conquista o cliente
Os consumidores vivem uma rotina bastante agitada, que faz com eles não tenham tempo disponível para ficar ao telefone resolvendo problemas e dúvidas sobre produtos ou serviços. Por isso, um atendimento ágil é um dos fatores mais relevantes para os consumidores atuais.
Por exemplo, esperar cerca de cinco minutos para ter a resposta de uma solicitação fará com que a experiência do cliente com a marca não seja satisfatória. Ainda mais se a demanda não for resolvida e ele tiver que falar com outro atendente.
Nestes casos, a melhor solução é a implementação de um chat robotizado, que de forma inteligente executa as atividades de um atendente humano, respondendo as demandas mais frequentes dos clientes de maneira rápida e bastante eficaz.
Além disso, a automatização acelera o serviço de forma quantitativa com redução no tempo do atendimento ao cliente em até cinco vezes, sem perder a qualidade.
Central mais produtiva
O atendimento via chat robotizado possibilita que as empresas ampliem o seu horário de atuação, pois a tecnologia garante que os clientes entrem em contato com a companhia 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, chats como o desenvolvido pela GVP Solutions conseguem reter vários consumidores ao mesmo tempo enquanto um operador atende um cliente por vez.
Redução dos custos da empresa
Em vez de contratar mais colaboradores para a central a fim de suprir todas as demandas, as empresas podem considerar o chat robotizado como uma solução para reduzir os custos e ampliar as possibilidades de interação com o cliente.
Os chats automatizados custam, em média, três vezes menos do que uma posição de atendimento e produz muito mais por conta da agilidade que mencionamos acima. Com a solução, a empresa evita gastos comuns ao contratar um profissional, como recrutamento e seleção, treinamento e capacitação da equipe.
Parceria com os atendentes
Por fim, o atendimento via chat robotizado não anula a importante participação dos operadores dentro dos call centers como muitas pessoas temem. A tecnologia atua como uma parceira, retirando a sobrecarga dos operadores vinda de solicitações simples. Isso permite que a equipe foque a sua atuação na resolução de situações mais complexas para as quais a presença de um profissional é imprescindível.
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