Os avanços tecnológicos vêm mudando bastante a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes desde o atendimento até o pós-venda. Tarefas que antes eram realizadas de forma manual, ocupando boa parte do tempo dos colaboradores, hoje podem ser otimizadas por meio de ferramentas de qualidade, como o CRM.
A aplicação desses recursos tecnológicos nas estratégias empresariais se tornou essencial para que as marcas de todos os segmentos e portes consigam interagir e se posicionar em um mundo cada vez mais omnichannel.
O CRM em si não é uma novidade para as empresas, mas para atender às novas demandas do mundo omnichannel essa ferramenta também teve que passar por transformações, atuando digitalmente no controle das áreas de atendimento, vendas e marketing.
Quer saber mais sobre o futuro do CRM no mundo omnichannel? Então, continue acompanhando esse artigo e descubra como a parceria desses dois universos ajudará a impulsionar o seu negócio.
O que o CRM e a estratégia omnichannel representam para as empresas?
Bom, antes de falarmos sobre o futuro do CRM no omnichannel vamos voltar um pouco e abordar a importância dessas duas estratégias para as empresas. O CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português) é uma ferramenta bastante conhecida no mundo empresarial.
Uma de suas incumbências é auxiliar as companhias no direcionamento das suas ações para os clientes, os colocando no centro do trabalho, em vez de focar somente nos produtos. Por isso, uma boa plataforma de CRM é capaz de ajudar as áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Também voltada para a experiência do cliente está a estratégia omnichannel. Através desse posicionamento, as empresas passam a oferecer aos consumidores diversos canais integrados para atendimento, vendas e marketing, com isso as interações se tornam mais ágeis, práticas e com um maior poder de resolução, características que agradam e muito os clientes do século XXI.
CRM Digital é a tendência para o mundo omnichannel
Vimos no tópico acima que CRM e o omnichannel são estratégias que focam na experiência do cliente e que podem gerar ganhos importantes para a empresa, auxiliando no processo de atração, nutrição e conversão dos leads.
Mas, para atuar estrategicamente em todas as fases da jornada do cliente, o CRM do futuro precisa estar conectado com o mundo omnichannel. É neste cenário que surgiu o chamado CRM Digital. Por meio de uma plataforma de qualidade, as empresas conseguem oferecer aos consumidores um atendimento rápido e de eficaz, pois essas ferramentas contam com funcionalidades estrategicamente pensadas para melhorar a interação da sua marca com o público.
Para ser aliado da estratégia omnichannel, o CRM Digital também disponibiliza funcionalidades voltadas especialmente para as áreas de vendas e marketing, acelerando as conversões e melhorando as campanhas de divulgação da empresa, produtos e serviços.
No CRM Digital, os colaboradores também conseguem realizar o controle das oportunidades, gerar leads em diferentes canais, como chat, e-mail e telefone, integrar as ações com outros projetos da companhia e gerenciar todas as movimentações em tempo real via dashboards.
Apresentamos no artigo de hoje o futuro do CRM no mundo omnichannel. Se você ainda não iniciou esse processo de transformação em seu negócio, agende um bate-papo sem compromisso com um de nossos consultores e conheça todo o potencial do CRM Digital da GVP.