Nos últimos anos, surgiram uma série de novos canais de comunicação com o cliente, muito utilizados, também, para promover as campanhas de marketing das empresas. Cada um desses meios tem as suas peculiaridades e conhecê-los a fundo é essencial para que as ações alcancem o resultado esperado.
O mobile marketing, por exemplo, vem sendo uma das estratégias mais utilizadas pelas companhias nos dias de hoje. Essa procura se dá, principalmente, por conta do novo perfil dos consumidores. De acordo com estudo realizado pelo Adobe Digital Insights (ADI), durante o Mobile World Congress, 36% de todo o tráfego gerado na internet brasileira, em 2016, foi via smartphone. A expectativa é que em 2018 esse número chegue a 45% do tráfego total no país.
E a sua empresa sabe o que é e como funciona o mobile marketing? Se há dúvidas sobre o tema, recomendamos que você continue lendo esse artigo e confira tudo sobre essa estratégia vencedora.
De forma simplificada, o mobile marketing representa um conjunto de ferramentas, ações e estratégias que visam conectar as empresas com o seu público-alvo por meio dos dispositivos móveis. Para isso, são divulgadas informações sobre a marca, produtos, promoções, além do serviço de atendimento ao cliente que muitas companhias oferecem através dos canais mobile.
Para traçar uma campanha de mobile marketing assertiva, as empresas precisam ter um bom planejamento, conhecer todas as funcionalidades do canal utilizado, que geralmente é o SMS, e analisar como o seu público reage a esse serviço.
Podem ser enviadas diretamente para o smartphone dos clientes via SMS promoções, dicas, informações sobre novos produtos ou serviços, lembretes, pesquisas de satisfação, entre outras ações que ajudam a tornar a comunicação mais clara e dinâmica. Vale destacar que o recebimento das campanhas via SMS não depende da conexão de internet, aumentando as chances de interação com o cliente onde quer que ele esteja.
Para que o mobile marketing alcance um bom desempenho, também é necessário contar com uma ferramenta completa, de preferência integrada a uma plataforma multicanal, que dará a empresa todos os recursos necessários para que a divulgação seja positiva.
Agora que você já sabe o que é e como funciona o mobile marketing, vamos mostrar que investir nessa estratégia é uma decisão bastante assertiva. Hoje, cada vez mais pessoas utilizam os dispositivos móveis para se conectarem com as empresas, seja para compras ou atendimento.
Segundo pesquisa realizada pelo Google, o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, chegando a R$ 85 bilhões. Além disso, a expectativa é que até 2021, 41% das vendas do e-commerce acontecerão através de dispositivos móveis.
Por isso, se a sua empresa quer ampliar os negócios e conquistar novos clientes, é fundamental começar a investir em campanhas de mobile marketing, que são efetivas, apresentam um custo acessível e atingem milhares de clientes em segundos.