O processo de atrair clientes para a sua empresa envolve uma série de etapas, ações e estratégias que precisam ser realizadas de forma eficaz para levar o consumidor a concretização da compra. Mas, será que os esforços das marcas acabam assim que o cliente realiza a conversão?
A resposta é não! Focar todas as ações apenas na atração e conversão de consumidores pode trazer para as empresas problemas sérios no futuro. Isso porque sem uma jornada de relacionamento bem estabelecida no pós-venda, as chances de fidelização são bem pequenas.
Manter clientes que são fiéis à marca e que compram com recorrência é, nos dias de hoje, o grande diferencial das companhias de sucesso. Se você ainda não trabalha a jornada de relacionamento em seu pós-venda, confira na sequência deste artigo algumas dicas de como arrasar na fidelização, conquistando um público ativo para a sua empresa.
Tenha uma régua de comunicação bem definida
A jornada de relacionamento no pós-venda exige que as marcas utilizem estratégia e sensibilidade para abordar os clientes respeitando a fase em que eles se encontram na régua de comunicação.
Isso porque a abordagem utilizada com um consumidor que acabou de realizar a compra de um produto ou serviço não deve ser a mesma usada com o cliente que efetivou a compra há 3 meses. Cada etapa exige uma comunicação específica, seja para conhecer a experiência do consumidor, oferecer suporte ou mesmo produtos complementares.
Cada cliente passará por essas etapas após a conversão, por isso é tão importante ter uma estratégia de comunicação bem definida para que o público tenha acesso a um pós-venda que realmente fideliza, gerando para a empresa maior recorrência nas compras e, consequentemente, mais lucro.
Utilize os canais digitais para potencializar a jornada de relacionamento
Com os consumidores cada vez mais conectados, qualquer processo de atração e retenção precisa envolver os canais digitais. Até mesmo em negociações realizadas no ambiente físico, a presença desses meios de comunicação é fundamental para aproximar o cliente da marca, além, é claro, de facilitar todo o processo de comunicação.
Um outro ponto interessante em adotar os canais digitais na jornada de relacionamento do pós-venda tem a ver com a possibilidade de automatizar algumas etapas para tornar o processo ainda mais rápido e prático.
Com boas plataformas de atendimento omnichannel, por exemplo, é possível utilizar bots
inteligentes, que atuam de forma automatizada sem perder a proximidade do atendimento humano, gerando identificação e atraindo o cliente para novos negócios.
Saiba como transformar clientes em defensores da sua marca
O pós-venda é uma etapa importantíssima da interação entre clientes e marcas. É através dele que as empresas conseguem fidelizar, gerar compras recorrentes e transformar os consumidores em verdadeiros defensores do seu negócio.
Mas para isso acontecer na prática é preciso garantir ao público um suporte proativo na jornada de relacionamento. Os recursos de mensagens em massa disponíveis em plataformas omnichannel de qualidade transformam sua equipe em um centro de lucro.
Ao direcionar para segmentos de clientes específicos com base em seus dados exclusivos, como pedidos, localização ou CSAT, é possível melhorar a retenção atenuando problemas, enviando ofertas de construção de marca ou reconquistando clientes insatisfeitos.
No artigo de hoje, vimos que construir uma jornada de relacionamento eficaz no pós-venda é fundamental para a consolidação da sua empresa no mercado. Por isso, se você ainda não utiliza uma plataforma omnichannel em sua operação, clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso com os nossos especialistas e conheça todas as funcionalidades da solução desenvolvida pela GVP.