Geração Z: novas oportunidades de negócios

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Eles chegaram ao mercado de trabalho com novas perspectivas e novos objetivos para suas carreiras.

Ao lado das gerações Baby Boomer, X e Y, os novatos da geração Z – nascidos a partir de 1995 – começaram a dar o ar da graça nos escritórios pelo mundo e a se mostrarem como os consumidores do futuro.

Para a geração Z, representada por jovens críticos, dinâmicos, autodidatas e que sabem o que querem, o atual escopo do mercado de trabalho e a tradicional forma de vendas das empresas não os agradam muito. Por isso, a chegada dessa nova geração ao meio organizacional e ao universo do consumo já causa alguns impactos e exige que empresas se adaptem e apliquem novas práticas para reter esses profissionais e atrair esses exigentes consumidores.

Listamos, abaixo, algumas das principais características da geração Z, que podem te ajudar a criar novas oportunidades de negócio em sua empresa.

Consumidores exigentes
Assim como estão entrando no mercado de trabalho, os jovens da geração Z também já têm poder de compra e retratam o perfil dos consumidores do século XXI. Exigentes com a qualidade do produto ou serviço, em busca de um ótimo atendimento e ecologicamente preocupados com a forma de produção do que estão consumindo, são apenas algumas das características dessa geração.

Para esses jovens, o ato da compra não está relacionado ao status, mas, sim, a comodidade e efetividade, além disso, a questão do preço influencia bastante na hora de decidir por um produto ou serviço. Outro ponto que a geração Z leva em consideração na hora de realizar uma compra é a identificação com as ações e valores da marca, principalmente quando relacionados à questões sociais e ambientais. Por isso, não basta oferecer o melhor produto final, esses jovens querem conhecer todo o processo que levou a construção desse bem.

Geração conectada
A melhor forma de atrair o interesse dessa geração para o seu negócio é, evidentemente, pelos recursos online. Eles já nasceram conectados e o primeiro meio para qual eles recorrem quando querem conhecer ou comprar algo é para internet.

Como estão sempre em busca de uma conexão instantânea, os jovens utilizam diversas plataformas sociais como YouTube, Facebook, Snapchat e Instagram e, é claro, eles esperam que as marcas estejam presentes em todos esse meios.

Um simples “like” em um post de um produto ou serviço nas redes sociais tem um alcance significativo, além de atingir outros integrantes do seu target. Mas, antes de criar um perfil empresarial, as corporações precisam enxergar a geração Z como uma aliada em suas ações. Para isso, é necessário permitir que esses jovens também participem, seja por meio de comentários, envio de fotos ou sugerindo ideias.

Além disso, eles buscam nas mídias sociais experiências construtivas, que lhe agreguem interatividade, entretenimento e conhecimento. Diante disso, as empresas precisam desenvolver seus canais sociais de forma interessante para esse público, oferecendo informações relevantes, interagindo com os seguidores e estando antenadas ao que acontece ao redor do mundo, unindo em suas publicações originalidade, personalização e transparência.

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