Por mais que as empresas definam o público-alvo que desejam atrair, é muito comum que dentro desse grupo haja uma série de diferenças e preferências que moldam o perfil dos consumidores. Em relação a comunicação, existem clientes que preferem os meios mais tradicionais, enquanto outros não dispensam a praticidade dos canais online.
E essas características nem sempre estão relacionadas com a faixa etária dos clientes, pois hoje o que mais ajuda a formatar as preferências do público são as experiências adquiridas ao longo da jornada de compra, seja na sua empresa ou na concorrência.
Por isso, um cliente que chega até o seu negócio preferindo um atendimento via telefone pode ser impactado de forma positiva por uma interação via chatbot e acabar transformando as suas preferências pessoais. Sendo assim, hoje o desafio das marcas é justamente esse, estar onde o cliente se encontra e oferecer a ele opções multicanais que permitam essa liberdade ao contatar a empresa.
Quer saber como atender os consumidores em multicanais de forma eficaz, dando um passo importante rumo a fidelização do seu público? Então, confira as dicas que reunimos na sequência deste artigo.
Adote uma solução omnichannel em seu negócio
Para que a sua empresa se faça presente onde o cliente está é fundamental ter bons recursos tecnológicos como aliados, pois o atendimento em multicanais requer integração, organização, agilidade e efetividade.
Não basta adotar novos canais para atender os clientes se esses meios não conversam entre si. A mudança focada no alcance de melhores resultados pode, na verdade, trazer novos problemas para a sua operação. Então, o primeiro passo para começar a atuar estrategicamente nos multicanais é contratar uma solução omnichannel.
As melhores plataformas do mercado estão prontas para integrar os multicanais com os melhores recursos de inteligência artificial. Por meio da solução omnichannel, sua empresa atende os clientes de forma centralizada independentemente do canal que eles utilizam, como chat, bot, telefone, e-mail, app, entre outros.
Otimize a jornada do cliente com o atendimento em multicanais
No tópico acima, vimos que a solução omnichannel é fundamental para que a companhia consiga estar onde os seus clientes estão, seja nos meios online ou offline. Esse é um investimento bastante assertivo, pois além de ampliar o alcance da empresa, é possível atuar em pontos que influenciam diretamente a jornada do consumidor, como veremos abaixo.
Resolução rápida de demandas frequentes no ambiente digital
Conte com uma base de conhecimento incorporada. Ative o autoatendimento com acesso rápido às perguntas frequentes do widget de bate-papo. Tenha também em sua operação chatbots com base em CRM, que atuam em toda a jornada do cliente, esclarecendo demandas recorrentes de forma rápida.
Criação de regras de negócios complexas em poucos minutos
Com a solução omnichannel é possível escalar os times por especialidade, redirecionar o atendimento conforme o canal, criando rotas inteligentes por produto, assunto, motivos, etc.
Decisões mais assertivas
Devido a organização das informações em um só lugar que o atendimento em multicanais realizado via plataforma omnichannel oferece, as empresas conseguem identificar facilmente a origem e os gargalos da operação, tendo a possibilidade de mudar o skill dos atendentes de acordo com a demanda, criando filas dinâmicas e priorizando clientes.
Apresentamos no artigo de hoje como a sua empresa consegue estar onde os seus clientes estão, acompanhando inclusive as mudanças constantes de perfil e preferências do público. Para conferir o desempenho na prática dessas soluções, clique aqui e solicite uma demonstração da Plataforma Omnichannel da GVP.