Quantas vezes nos deparamos com pessoas que deixaram de consumir um produto de uma empresa porque elas não foram bem atendidas? Essa situação demonstra que o mercado ainda está pouco preparado para lidar com as vendas.
Vendas são resultados de uma combinação eficaz entre marketing da marca e de produto e as necessidades do consumidor, mas para conectar essas duas extremidades – produto e consumidor – há uma série de ações intermediárias, incluindo relacionamento com os clientes, pesquisa de mercado, boa comunicação com público, feedbacks, entre outros.
Listamos 5 principais ações que podem te ajudar a perceber que administrar vendas resultarão em lucros, mas administrar bem seu público alvo resultará em uma longa trajetória de sucesso da empresa.
Para isso, uma pesquisa de mercado deve ser feita, além de uma lista de mailing personalizado. É importante que não seja disparado o mesmo conteúdo para todo mundo, e sim que as ofertas sejam mostradas seguindo o fluxo da demanda.
A comunicação dirigida pode ser aplicada, principalmente, para as pessoas que já são clientes da empresa, para criar a fidelização. Mesmo assim, é fundamental lembrar que ela depende da comunicação interna da empresa, ou seja, todos devem ter as informações alinhadas para um relacionamento eficaz com clientes antigos.
A praticidade deixa o ambiente mais agradável, tanto os clientes quanto a equipe sales poderão desfrutar de um ambiente produtivo, comunicativo, e, assim, agregar valores aos atendimentos. Como já vimos antes, esse é um dos fatores da escolha do consumidor.
Há várias maneiras de agilizar o feedback, uma delas é a web. Os atendimentos continuam mesmo que o serviço não esteja disponível online, o que representa grande dificuldade para os empreendedores. Trabalhar com sistemas pode ser difícil no início, porém após treinamentos contínuos, eles devem funcionar para priorizar equipes concisas e coerentes, gerenciando melhor e mais rapidamente as informações de vendas e dados dos clientes. O importante é manter o sistema atualizado e os funcionários igualmente preparados.
E não podemos esquecer do relacionamento, quando estabelecido de maneira satisfatória entre um vendedor e um comprador, esperamos que o período pós-venda, seja a garantia de retorno do consumidor.
Você consegue aliar campanhas de marketing e atendimento para alcançar sucesso de vendas? Conte para a gente as suas experiências!