O Brasil está passando por um intenso período de recessão, que está levando muitas empresas, independentemente da área de atuação, a se adaptarem a essa nova realidade do país. Dentre as diversas estratégias que as corporações estão investindo, como redução de custos e otimização dos processos, uma delas se destaca: atrair clientes.
Os consumidores são muito importantes para o sucesso de um negócio, porém, nos períodos de crise, eles também mudam os seus hábitos. As empresas que buscam atraí-los precisam conhecer o comportamento de seu target durante a recessão. Para isso, é necessário analisar a importância dos produtos e serviços da sua empresa entre as necessidades imediatas dos clientes, verificando quais mudanças de hábitos aconteceram após a crise.
Além de conhecer as características de seus clientes, há outras maneiras de atrair os consumidores para sua empresa mesmo durante o período de recessão. Listamos, abaixo, algumas dicas que te ajudarão a superar esse momento, conquistando ainda mais clientes para o seu negócio. Confira!
Disponibilidade para atendimento
Em meio a tantas incertezas econômicas, um bom atendimento ao consumidor é um grande aliado para atrair clientes para o seu produto ou serviço. Nos dias de hoje, os consumidores estão utilizando, cada vez mais, a comodidade que a tecnologia proporciona, inclusive para contatar as empresas, por meio de mensagens instantâneas, redes sociais e e-mail, por exemplo.
Essa dinamicidade exige que as empresas estejam disponíveis diariamente nesses meios para atender, de forma ágil, as demandas dos seus clientes ou de futuros consumidores.
Organizando as informações
Estar presente em vários canais de atendimento exige que a empresa mantenha a integração de tudo que é recebido nesses meios, afim de evitar problemas de comunicação, como inúmeras respostas ao cliente sobre a mesma questão ou, em casos de contato realizado pela segunda vez, o cliente ter de explicar novamente o problema ao atendente, pois o seu chamado não ficou registrado em todos os canais de atendimento da empresa.
A implantação de um sistema informatizado torna-se ainda mais indispensável para empresas do ramo imobiliário. Esse softwares, além de reunir todas as informações do cliente, devem possibilitar que o investidor acompanhe as cotações diariamente e oferecer suporte para que os acionistas conversem entre si em tempo real, por meio dos chats.
Com a organização das informações de forma efetiva, a empresa consegue, ainda, promover com os seus clientes e prospects ações de pós-venda, campanhas de marketing e promoções personalizadas.
Pronto para receber as demandas
Mesmo em períodos mais difíceis, as empresas precisam estar preparadas para receber as demandas dos clientes. Pode ser que o intervalo de compra aumente, já que esse é um momento no qual os clientes consomem de forma mais consciente, estabelecendo limites e prioridades para o que comprar.
Para manter e atrair novos clientes em tempos de recessão, é preciso que a corporação possibilite que o consumidor a enxergue como uma solução e não como um custo a ser cortado. Nesse sentido, é necessário pensar em estratégias que agreguem valor ao seu produto ou serviço, como preço competitivo, facilidades na compra, ações exclusivas, facilidades de pagamento, etc.
Com essas dicas, você conseguirá manter seus clientes e atrair novos consumidores para o seu negócio, mesmo em tempos de crise. Se você aplica em sua empresa outras estratégias de prospecção, compartilhe conosco nos comentários!