A forma como as pessoas se comunicam vem mudando consideravelmente nos últimos anos, principalmente por conta dos avanços tecnológicos. Trazendo para o ambiente corporativo, há algumas décadas, a maneira mais utilizada para os clientes se comunicarem com as empresas era presencialmente ou via telefone. Com o surgimento de novas mídias e canais cada vez mais práticos e rápidos, o relacionamento entre marcas e consumidores mudou.
Nos dias de hoje, uma série de demandas são solucionadas diariamente via redes sociais ou chat, tudo em apenas alguns minutos, sem que o cliente precise parar suas atividades de trabalho, por exemplo. Todo o relacionamento pode ser feito pelo computador, smartphone ou tablet.
Mas, as transformações nesse setor não param por aí. Com a inteligência artificial em pleno desenvolvimento, os bots de atendimento estão ganhando um espaço muito importante nas operações, oferecendo aos clientes ainda mais praticidade e mobilidade.
Esse avanço tende a crescer ainda mais nos próximos anos. De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, até 2050 a inteligência das máquinas vai se equiparar a dos humanos. Diante dessa expectativa, os bots representam hoje um investimento assertivo e que pode oferecer aos seus clientes o que há de melhor e mais inovador no mercado.
Apesar de toda essa eficácia e do desenvolvimento contínuo, muitos gestores têm dúvidas sobre a adoção dos bots, principalmente em relação a integração desse recurso com as soluções omnichannel. Se essa é uma dúvida presente em sua empresa, descubra a seguir se é possível atrelar bons bots de atendimento a sua plataforma omnichannel.
Como mencionado no início do artigo, os bots já são realidade em muitas operações de diferentes perfis e portes e a expectativa é que eles ganhem cada vez mais espaço no relacionamento com os clientes. Mesmo com todo esse sucesso, as empresas precisam ter outros canais de comunicação para atender os seus clientes, pois uma parte significativa do público prefere contatar as marcas por telefone, e-mail ou SMS, por exemplo.
Para oferecer opções diversificadas aos seus clientes, as companhias optam por trabalhar com boas soluções omnichannel, que integram em um só lugar os principais canais de relacionamento da empresa, como atendimento por voz (telefone), SMS, chat, e-mail, WhatsApp, Messenger, entre outras redes sociais.
Mas, uma dúvida comum entre os gestores é sobre a possibilidade ou não de atrelar os bots a uma solução omnichannel. Bom, adiantamos que é possível sim realizar essa integração. Plataformas de excelência integram todos os canais da operação, inclusive os bots, proporcionando benefícios para a contratante e seus clientes.
Não importa se a companhia utiliza ferramentas de chat humano ou bot, uma solução omnichannel de qualidade garante a gestão do atendimento também por esses canais. O interessante é que a parceria com as melhores tecnologias do mercado garante que os bots tenham capacidade de executar as atividades de um atendente humano, ampliando a agilidade e eficácia da sua operação. Vale ressaltar que o mesmo nível de qualidade e integração dos robôs também é compartilhado com os demais canais de atendimento presentes na solução omnichannel.
Agora que você já sabe que é possível sim ter bots atrelados a soluções omnichannel, que tal conhecer na prática o funcionamento das melhores ferramentas da atualidade? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita da Plataforma Omnichannel da GVP.