O modo como os clientes interagem com as empresas mudou bastante nos últimos anos, principalmente por conta dos avanços tecnológicos que deram origem a novos canais de comunicação. Além disso, os consumidores do século XXI prezam muito pela agilidade, praticidade e assertividade na resolução das demandas e, por isso, existem alguns canais de atendimento que não param de crescer: com o e-mail.
Com o surgimento dos chats e das redes sociais, muitas pessoas acreditaram que o atendimento via e-mail fosse cair em desuso. Porém, o que vem acontecendo nas centrais é bem diferente, o que exige um gerenciamento de e-mails bastante eficiente.
Por ser uma ferramenta presente tanto no ambiente profissional quanto pessoal, o e-mail é um dos canais mais utilizados pelos clientes quando eles precisam contatar uma empresa, seja para esclarecer dúvidas ou fazer uma reclamação.
Diante de tantas mensagens recebidas diariamente e sobre os mais diferentes assuntos, as centrais de atendimento precisam ter uma gestão de e-mails assertiva, do contrário, poderá perder contatos importantes e tornar negativa a experiência do consumidor com a marca.
Se você também não consegue fazer um bom gerenciamento de e-mails em sua empresa, te convidamos para ver na sequência como uma plataforma multicanal pode transformar para melhor a sua operação. Não perca!
Todos os e-mails em um só lugar
Com os inúmeros detalhes que uma central de atendimento precisa se atentar, fica difícil promover um bom gerenciamento de e-mails sem o uso de recursos tecnológicos, já que a gestão manual está bastante suscetível a erros. Ao adotar uma plataforma de atendimento multicanal, a sua operação ganhará uma grande aliada para o gerenciamento de e-mails.
Uma boa ferramenta é capaz de centralizar a gestão de diversas caixas de e-mail em um só lugar, sejam eles do Google, Microsoft ou de um próprio provedor. A plataforma multicanal organiza os e-mails que geraram mais de um contato com a empresa, aumentando, assim, a produtividade dos colaboradores, pois eles não perdem tempo buscando nos bancos de dados o histórico do atendimento.
Outro ganho interessante para a gestão de e-mails via plataforma multicanal é a oportunidade de criar rotas inteligentes por produto, assunto ou motivo de contato.
Sua operação muito mais ágil
Como mencionamos no início, os clientes atuais valorizam as empresas que conseguem oferecer um suporte assertivo e ágil, já que a rotina está cada vez mais corrida. Com a plataforma multicanal, a sua central conseguirá oferecer aos consumidores um atendimento via e-mail mais rápido e completo.
Após implantar essa ferramenta, os operadores passam a realizar um atendimento com maior poder de resolução e em menor tempo, graças ao painel completo e organizado que a plataforma oferece ao time, com todas as informações pertinentes sobre o cliente.
Assim, a sua empresa terá uma maior produtividade, já que a taxa de disponibilidade dos atendentes e a quantidade de e-mails respondidos por dia só aumentam.
Praticidade no gerenciamento de e-mails
Por fim, mais uma vantagem que a sua companhia terá ao adotar uma plataforma multicanal para o gerenciamento de e-mails tem a ver com a facilidade para realizar o monitoramento.
Com boas ferramentas, é possível monitorar toda a interação com seu cliente e também a fila de atendimento, tempo médio e fila de espera, basta extrair os diversos tipos de relatórios disponíveis na plataforma multicanal.
Mostramos para você no artigo de hoje como uma plataforma multicanal pode ajudar a sua empresa na gestão de e-mails. Se você gostou e também quer transformar a sua operação, converse com um dos nossos especialistas, que irão apresentar os benefícios da plataforma IDEA CRM, desenvolvida pela GVP IT Solutions.