De acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem cerca de 198 milhões de smartphones ativos. A expectativa, segundo a pesquisa, é que nos próximos dois anos o total de aparelhos chegue a 236 milhões.
Os dados dessa pesquisa mostram uma tendência entre os brasileiros, que é o acesso à internet prioritariamente via dispositivos móveis. Por conta disso, o atendimento mobile se tornou algo essencial para as empresas nos dias de hoje. Entretanto, um dos principais desafios das companhias é o de implantar essa nova modalidade nas centrais.
Isso porque muitas empresas acreditam que para oferecer o atendimento mobile será preciso deixar de lado as modalidades tradicionais, como telefone e e-mail, pois gerenciar canais distintos é algo que demandará um grande investimento com diferentes sistemas e novas equipes de operadores.
Mas, não é preciso se desesperar. Hoje, é possível implantar o atendimento mobile em sua empresa e integrar as atividades com os canais já utilizados pela companhia. Para isso, é necessário investir em uma plataforma multicanal, que além de suprir essa necessidade real das empresas, oferece um excelente custo-benefício.
Está curioso para saber como implantar o atendimento mobile em sua operação? Então, confira as dicas que separamos especialmente para você!
Antes de tudo, faça um planejamento!
Como mencionamos no início, o atendimento mobile é uma tendência que as empresas precisam acompanhar se pretendem agradar os seus clientes. Mas, antes de começar a oferecer esse serviço móvel, é fundamental traçar um planejamento.
É importante definir como será a atuação da companhia nesse canal e como ele poderá ajudar a empresa na conquista de suas metas e objetivos. Outros pontos devem ser considerados antes de implantar o atendimento mobile, como o conteúdo que será disponibilizado no aplicativo, o treinamento dos operadores e, claro, a escolha da plataforma.
Com esses pontos definidos, a sua empresa estará pronta para dar o próximo passo, que é a implantação do atendimento mobile.
Veja o que uma boa plataforma de atendimento mobile deve ter
Após concluir o planejamento, chegou o momento de conhecer o que as melhores plataformas de atendimento mobile oferecem para as empresas. A funcionalidade dos aplicativos é um ponto de destaque, pois as companhias precisam ter uma ferramenta que permita uma interação instantânea, independentemente de qual seja a localização do atendente ou do consumidor.
Também é preciso ficar atento a integração e a organização dos dados. Em boas empresas que desenvolvem apps corporativos é possível ter um controle do histórico das conversas com os clientes, além da integração com o banco de dados da empresa. O ZAPSAC, desenvolvido pela GVP Solutions, por exemplo, é integrado a plataforma de CRM da empresa que o contratou.
Com isso, o histórico das conversas fica armazenado com os demais canais de atendimento da companhia, mantendo um registro único e completo. É importante ressaltar que ferramentas convencionais de troca de mensagens, como WhatsApp, não oferecem esses importantes serviços, pois elas foram desenvolvidas para uso pessoal.
Além disso, apps como o ZAPSAC utilizam a criptografia em todas as conversas, garantindo o sigilo das informações repassadas durante o atendimento mobile.
No artigo de hoje, mostramos que o planejamento e a escolha da plataforma de atendimento mobile são pontos importantes para sua empresa começar a oferecer esse serviço com qualidade e assertividade. Mas, se você quer testar esses benefícios antes da implantação oficial, entre em contato com um dos nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita do ZAPSAC, app desenvolvido pela GVP Solutions