Desafios e tendências da IA de chatbot na gestão de vendas e CRM

Tabela de Conteúdo

Não importa qual o segmento ou porte da sua empresa, um objetivo é unânime entre todos os gestores: o aumento das vendas. Quanto maior o número de conversões feitas com os clientes atuais e novos consumidores, maiores também serão os ganhos da companhia. Por isso, investir em recursos que ampliam o alcance e a eficácia das negociações é algo tão importante nos dias de hoje.

Nesse cenário, é válido ressaltar que a tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas. Por meio da inteligência artificial, por exemplo, é possível fazer uma gestão de vendas e CRM mais rápida, prática e com resultados positivos.

Os chatbots estão entre os canais de IA que mais se destacam quando o assunto é vendas corporativas. Com processos bem definidos e uma excelente atuação no relacionamento com o cliente, os chatbots têm movimentado o setor comercial, principalmente no comércio eletrônico.

Segundo um relatório da Grand View Research, o mercado global de chatbots deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual de mais de 24% entre 2021 e 2028. Isso se deve ao fato de que as empresas estão cada vez mais interessadas em utilizar a inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.

A seguir, listamos os principais desafios e também as tendências da IA de chatbots na gestão de vendas e CRM. Confira!

Tendências e benefícios da IA de chatbot

De olho na personalização

Uma das tendências mais fortes no uso de chatbots para vendas e CRM é a personalização. Os chatbots podem ser programados para fornecer recomendações personalizadas e responder a perguntas específicas com base no histórico de compras e no comportamento do cliente.

Integração de dados

Os chatbots também podem ser integrados a sistemas de gerenciamento de dados para fornecerem informações valiosas sobre o comportamento do cliente. Isso pode ajudar as empresas a identificar padrões e tendências que podem ser usados para melhorar suas estratégias de vendas e marketing.

Automatização de tarefas

Outra tendência é o uso de chatbots para automatizar tarefas repetitivas, como o agendamento de atendimentos e o envio de lembretes. Isso permite que os colaboradores da empresa se concentrem em tarefas mais importantes e complexas.

Atuação em tempo integral

Dentre as vantagens que os chatbots oferecem é importante destacar a possibilidade de programá-los para responder automaticamente às perguntas dos clientes. Isso significa que, mesmo fora do horário comercial, os clientes podem obter ajuda imediata e as vendas podem continuar a serem feitas.

Suporte pós-venda

Por fim, mas não menos importante, os chatbots podem ser usados para fornecer suporte pós-venda aos clientes, como fornecer informações de rastreamento de remessas ou responder a perguntas sobre os produtos ou serviços adquiridos.

Conheça o principal desafio dos chatbots na gestão de vendas e CRM

Vimos que a inteligência artificial de chatbot oferece importantes ganhos para a gestão de vendas, entretanto, ainda há alguns desafios. O principal deles é que os chatbots não substituem completamente o atendimento humano.

Em alguns casos, os clientes podem ter dúvidas mais complexas ou precisar de ajuda para resolver problemas específicos que um chatbot não é capaz de lidar. Nesses casos, é importante ter uma equipe de suporte ao cliente disponível para ajudar.

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