Há algum tempo, a transformação digital vem sendo um dos temas mais debatidos nas empresas. Para conquistar mais oportunidades e alcançar públicos diferentes, as companhias entenderam que investir em inovação era algo fundamental.
Mas, engana-se quem pensa que a transformação digital é possível apenas para as grandes empresas. Hoje, com os avanços tecnológicos uma série de recursos foram desenvolvidos e estão acessíveis para companhias de todos os portes.
Se o seu negócio está na fase de iniciar essa mudança, mas precisa de uma base para estruturar os processos, confira na sequência deste artigo os pilares considerados essenciais para que essa transformação digital aconteça na prática.
1º pilar: Experiência do cliente
Uma transformação só deve ser iniciada se os objetivos estiverem claros para as empresas. Por isso, assim como acontece em todo o processo de mudança, a transformação digital deve ser guiada por propósitos bem definidos.
Hoje, com o mundo altamente conectado, o perfil dos consumidores mudou. Os canais digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos clientes, seja para compras, atendimento ou reclamações. Com isso, as empresas perceberam que para interagir e oferecer uma experiência de qualidade para esses novos consumidores era preciso iniciar o quanto antes a transformação digital.
Inclusive, esse posicionamento focado na experiência do cliente tem sido nos últimos meses um dos mais importantes diferenciais competitivos das marcas, principalmente daquelas que conseguem unir o melhor dos dois mundos (online e offline) durante o relacionamento com o consumidor.
2º pilar: Mudança na estrutura empresarial
Como vimos, a tecnologia está revolucionando o comportamento de clientes e empresas. A velocidade com que tudo acontece atualmente está exigindo uma nova postura das companhias. Com a transformação digital, não dá mais para as empresas seguirem com a mesma estrutura de trabalho utilizada há anos, pois hoje os processos e as tomadas de decisões precisam ser ágeis e sensatas.
Ao investir na transformação digital, sua empresa estará dando passos importantes para se estruturar de forma mais inteligente e estratégica, conseguindo prever e se adaptar aos possíveis rumos do mercado, sejam eles positivos ou negativos.
3º pilar: Novos formatos para os processos operacionais
Como mencionado no tópico anterior, a transformação digital vem agilizando e otimizando toda a estrutura empresarial. Por isso, processos que não acompanham essa mudança e não conseguem entregar resultados significativos certamente caíram em desuso.
O terceiro pilar da transformação digital engloba justamente a automatização de processos dentro das empresas. Por exemplo, adotar ferramentas, plataformas e softwares para executar ou compartilhar atividades que eram realizadas de forma manual é fundamental para tirar a sobrecarga do time, ampliar a eficácia dos colaboradores e também para reduzir custos operacionais.
Lembrando que digitalizar processos já é há algum tempo a melhor forma de garantir mais fluidez e dinamismo para o trabalho das empresas de todos os segmentos e portes. Mas, para obter todos os ganhos esperados, a transformação digital deve ter como aliada as melhores ferramentas tecnológicas do mercado, como abordamos em detalhes no tópico a seguir.
Saiba quais são os recursos fundamentais para a transformação digital acontecer em seu negócio
Depois de conhecer os três principais pilares que sustentam a transformação digital nas empresas, vamos seguir apresentando as ferramentas fundamentais para essa mudança acontecer de fato nas companhias.
Soluções omnichannel
Durante o processo de transformação digital, os empreendedores irão identificar que cada área tem suas necessidades específicas nesse processo. Para o atendimento ao cliente, por exemplo, ter uma plataforma omnichannel é essencial para que a marca consiga oferecer aos consumidores um atendimento completo e eficaz, com todos os canais da companhia integrados em um mesmo sistema.
Nessas soluções, todos os dados dos consumidores ficam armazenados na plataforma, garantindo que o serviço seja realizado de forma rápida e assertiva.
Big Data
Na Era da Informação, todo e qualquer processo de mudança deve ser baseado em dados estratégicos e com a transformação digital não é