Conheça as piores práticas de atendimento e saiba como ficar longe delas

Tabela de Conteúdo

Agradar os consumidores em todas as fases da interação com a empresa é um dos principais objetivos das marcas nos dias de hoje. Porém, o caminho até alcançar essa meta não é tão fácil. De acordo com dados divulgados pela NewMediaVoice’s, 75 bilhões de dólares já foram perdidos por conta de um atendimento ruim realizado pelas empresas.

Para evitar que a sua companhia tenha prejuízos e acabe afastando os clientes, é fundamental conhecer as piores práticas de atendimento e saber como ficar longe delas no dia a dia.

Na sequência deste artigo, reunimos as situações que mais incomodam os clientes atualmente e que tornam a experiência deles bastante negativa. Confira!

Dificuldade para contatar a empresaA ideia de que quanto mais difícil for contatar a empresa, menores serão os problemas apresentados pelos clientes é totalmente equivocada. Criar dificuldades para o consumidor interagir com a sua marca, por exemplo, reduzindo o número de canais de interação, é uma das piores práticas de atendimento adotadas pelas empresas.

Hoje, a diversidade de canais de atendimento e a facilidade para acessá-los são aspectos muito valorizados pelos clientes, podendo ser até um ponto decisivo para ele fazer negócio ou não com a sua companhia. Por isso, não se esconda, seja multicanal.

Ficar na defensiva e ser pouco assertivoOutra prática ruim que algumas empresas adotam em relação ao atendimento é ficar na defensiva e dificultar a resolução das demandas. Muitas vezes, isso acontece quando a companhia recebe uma reclamação ou um problema, mas acredita que não é responsável por essa ocorrência.

Daí, toda a interação com o cliente é baseada em processos burocráticos e demorados, que são pouco assertivos e atrapalham tanto os consumidores quanto os operadores. Essa atitude deve ser evitada, a dica é sempre ouvir o cliente e levantar formas de resolver de maneira rápida a sua demanda.

Culpar o consumidor ou “enrolá-lo” por muito tempo compromete a imagem da empresa no mercado e perante o seu público. Esteja pronto para auxiliar os consumidores e seja claro e objetivo. Mesmo que o problema esteja do lado do consumidor, tente oferecer a ele uma solução ou mostrar outros caminhos. A empatia gerada certamente irá encantar o seu cliente.

Não encarar o atendimento como um diferencial competitivoPara completar a lista, vamos apresentar mais uma das piores práticas de atendimento, que é encará-lo como um serviço qualquer, sem enxergar o seu potencial estratégico. Diante de consumidores cada vez mais exigentes, é preciso que as marcas ofereçam algo a mais, não basta ter um bom preço ou facilitar as formas de pagamento de um produto ou serviço.

É fundamental ir além, proporcionando um atendimento que supere as expectativas dos clientes. Promova uma interação cordial, rápida, assertiva e multicanal, você perceberá que a satisfação dos consumidores será muito maior.

Reunimos no artigo de hoje as piores práticas de atendimento que a sua empresa deve evitar e também apresentamos dicas de como ficar longe dessas atitudes prejudiciais. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados ao atendimento ao cliente, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados