Em todas as áreas corporativas, trabalhar com métricas e indicadores de desempenho é fundamental para obter serviços de qualidade, que atendam tanto às necessidades da companhia quanto dos consumidores. No setor de relacionamento com o cliente não é diferente.
Para ter um desempenho satisfatório na interação com o público é importante ter como aliada boas soluções de atendimento, que automatizam processos rotineiros, ajudam na construção e no acompanhamento dos indicadores, além de impulsionar áreas estratégicas do negócio, como o setor de vendas.
Se a sua empresa precisa aprimorar os indicadores e ainda não conta com soluções de atendimento eficazes, confira na sequência deste artigo como essa estratégia é fundamental para fortalecer a sua operação.
Soluções de atendimento: saiba como esses recursos podem transformar a sua empresa
Oferecer um atendimento de qualidade para os clientes em todas as fases da interação é essencial para que a experiência do público seja a melhor possível. Esse é, inclusive, um passo importantíssimo para as marcas que almejam crescer no mercado, conquistar mais vendas e fidelizar seus consumidores.
Mas, como se diferenciar dentro de um mercado concorrido? Como ter um relacionamento de excelência? Como construir indicadores de sucesso? A resposta para esses e outros questionamentos pode estar nas boas soluções de atendimento.
Quando a marca adota uma ferramenta eficaz, ela consegue integrar os canais de relacionamento, como e-mail, telefone, chatbot e redes sociais, com os melhores recursos de inteligência artificial, contemplando também a junção do front de atendimento com o time de backoffice
Além disso, boas soluções de atendimento também oferecem uma série de outros benefícios que ajudam a potencializar a interação com os clientes e a construção de indicadores de sucesso, como:
- Personalização do atendimento graças ao histórico do cliente armazenado em uma única plataforma.
- Resolução de tickets muito mais rápida que ajuda a aprimorar a experiência do cliente com a empresa.
- Ampliação da disponibilidade do atendimento com a adoção de canais automatizados, como bots e chatbots, ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo isso sem perder a eficácia e o poder de resolução da sua central.
- Gerenciamento em tempo real de toda a operação por meio de gráficos e relatórios atualizados.
- Tomada de decisões mais assertivas com base em informações armazenadas na plataforma, tornando mais fácil a identificação da origem do atendimento ou gargalos, permitindo que os gestores mudem o skill do operador de acordo com a demanda, criando filas dinâmicas e priorizando os clientes.
Veja como a sua área de vendas é impactada positivamente pelos bons indicadores
Vimos que boas soluções de atendimento são capazes de dinamizar o relacionamento com os clientes em diferentes frentes. Além disso, a construção e o acompanhamento contínuo dos indicadores também são pontos de destaque desses recursos.
A gestão do TMA (Tempo médio de atendimento), TME (Tempo Médio de Espera), FCR (First Call Resolution ou Resolução no Primeiro Contato, em português) e Taxa de abandono (clientes que desistem do atendimento oferecido pela empresa), por exemplo, é realizada com o suporte em tempo real das soluções de atendimento.
Soluções que possam apresentar bons indicadores, podem, além de gerar métricas de atendimento, fornecer informações extremamente relevantes para estratégias comerciais e de marketing, além de inovação e melhoria em seus produtos e serviços. Saber quais são as principais solicitações dos seus clientes, qual produto ou serviço recebe mais demanda para suporte ou vendas são ideais para toda empresa que busca conhecer cada vez mais seu público e entregar produtos e serviços de mais qualidade.
Com os indicadores de qualidade bem alinhados e canais de atendimento integrados, o setor de vendas do seu negócio também se fortalece. Com esse recurso disponível, o time de vendas consegue resolver tickets mais rápido, criar regras de negócio complexas em poucos minutos e tomar decisões de forma mais assertiva, já que todas as informações do cliente estão em um só lugar, tornando mais fácil a identificação da origem do atendimento ou possíveis gargalos.
Agora que você já sabe qual a importância de construir bons indicadores com soluções de atendimento e como essa decisão impacta nas estratégias de vendas do seu negócio, te convidamos para conferir também em nosso blog o post que mostra os benefícios que um app de vendas e atendimento pode proporcionar para sua empresa.