Cada vez mais presentes nas interações online e de voz, os agentes virtuais estão ocupando um papel estratégico dentro das centrais de atendimento. Rápidos, práticos e com um poder de resolução surpreendente, os bots aprimoram a experiência dos clientes com as marcas, além de proporcionar uma redução significativa de custos para as empresas.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, em 2020, mais de 100 mil bots foram criados, número que indica um crescimento de 68% em comparação a 2019.
Além desse crescimento, outro ponto que merece destaque em relação ao uso dos agentes tem a ver com a possibilidade de empresas de todos os segmentos e portes adotá-los em suas operações de relacionamento. Já há no mercado bots de extrema qualidade que são acessíveis para diferentes perfis de negócio, garantindo um atendimento de alto nível em diversos setores.
Para conhecer mais sobre o funcionamento e vantagens de trabalhar com os agentes virtuais em sua empresa, continue acompanhando esse artigo até o fim e confira os 4 principais recursos oferecidos pelos melhores bots do mercado.
1. Cross-channel e cross-device
Um dos recursos que bons agentes virtuais oferecem e que ajuda a aprimorar a experiência dos clientes está relacionado com a possibilidade de interação com a marca em qualquer canal de atendimento e em qualquer dispositivo desktop, tablet ou mobile. Ao adotar os bots, a sua central passa a disponibilizar um atendimento cross-channel e cross-device, característica bastante valorizada pelos consumidores atuais.
2. Direcionamento estratégico das demandas
Os agentes virtuais atuam como grandes aliados das empresas e dos operadores humanos. Com base em treinamentos contínuos, os bots conseguem direcionar as demandas recebidas via chat ou voz de forma estratégica. Em alguns segundos de interação com o cliente, o agente virtual identifica qual o setor especializado poderá ajudar na resolução da demanda, caso ele próprio não consiga solucionar.
Esse recurso torna a operação muito mais ágil e estratégica, pois as demandas são encaminhadas para quem de fato possui as ferramentas e conhecimentos necessários para concluir o atendimento, evitando uma série de transferências que incomodam e muito os consumidores e tornam a central mais lenta e menos assertiva
3. Agentes virtuais possuem habilidades para atendimento em diferentes setores
Um ponto importante que os melhores agentes virtuais do mercado apresentam tem a ver com suas habilidades para atuar em diferentes setores da empresa. Hoje, é possível encontrar bots que chegam até a operação com skills prontos para áreas de atendimento, cobrança, vendas e recursos humanos. Com isso, a companhia ganha com o tempo curto de ativação e com a certeza de retenção e conversão em diversos cenários de operação.
4. Melhorias contínuas e em tempo real
E para finalizar a listinha com os principais recursos oferecidos pelos agentes virtuais, vamos destacar a possibilidade de curadoria em tempo real. Ao contratar bots de excelência, a sua empresa não precisará se preocupar com o processo de treinamentos dos agentes virtuais, pois a empresa desenvolvedora oferecerá recursos para que essas melhorias aconteçam em tempo real.
Com o suporte de profissionais qualificados, os bots passam por uma espécie de curadoria de conteúdo, na qual eles são “educados” para oferecer o melhor aos seus clientes de acordo com suas necessidades e perfil.
No artigo de hoje, reunimos 4 recursos oferecidos pelos agentes virtuais e que são fundamentais para transformar o atendimento da sua empresa. Se você está em busca de bots de excelência, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.