Como serão as redes sociais no futuro?

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Há 25 anos, era difícil ou mesmo quase impossível imaginar que surgiria canais chamados redes sociais, nos quais as pessoas iriam compartilhar com milhares de indivíduos pelo mundo as suas experiências pessoais.

Hoje, Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat representam as redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. De acordo com a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, no Brasil, uma média de 45% da população se mantêm ativa nas redes sociais. O Facebook é a mídia preferida dos brasileiros, com cerca de 103 milhões de usuários.

Com todo esse sucesso, fica difícil imaginar como serão as redes sociais no futuro. Será que é possível torná-las ainda mais dinâmicas? O foco desses canais irá mudar? As empresas continuarão explorando as funcionalidades das redes sociais para os negócios?

Para responder a essas e outras dúvidas sobre o futuro das redes sociais, produzimos um breve panorama que aponta algumas das tendências
para os próximos anos. Confira!

Transmissões ao vivo

Recentemente, o Facebook lançou um recurso que permite que os usuários façam transmissões ao vivo de seus vídeos. Com isso, a plataforma vem se tornando uma extensão para os portais de notícias divulgarem em tempo real o que acontece no mundo, assim como fazem os tradicionais telejornais. Além disso, o ao vivo se tornou um canal ainda mais valioso para a interação dos nativos digitais – pessoas que nasceram ou cresceram no século XXI em meio aos recursos tecnológicos.

Segundo o criador da rede, Mark Zuckerberg, a ideia é potencializar essa função, melhorando a qualidade do vídeo para quem assiste e tornando ainda mais prática a transmissão para quem faz. Vídeos gravados e editados podem perder espaço nos próximos anos com a popularidade e expansão do ao vivo.

Bots

Outra tendência que você já começa a ver nas redes sociais são os bots. Com eles, ao enviarmos via rede social uma mensagem para uma empresa, receberemos respostas automáticas eficientes ao ponto de dispensar a necessidade de realizar ligações para as centrais de atendimento ao consumidor.

O interessante é que esses bots utilizam aspectos da inteligência artificial, garantindo que eles consigam, por exemplo, esclarecer dúvidas e até ajudar os clientes a completar o processo de compras via internet.

Realidade virtual

Engana-se quem pensa que a tecnologia da realidade virtual se limitará aos videogames. Com a evolução dos óculos de realidade virtual que, no futuro, certamente serão menores, será possível os usuários da principal rede social do mundo, o Facebook, enxergarem imagens em realidade aumentada, dando um toque futurista ao canal.

Apesar de já está nos planos do Facebook para os próximos 10 anos, a empresa ainda não realizou nenhum investimento neste sentido.

Responsabilidade social

As redes sociais refletem todos os avanços tecnológicos conquistados pela sociedade e, por isso, elas também têm que abranger as ações de cunho social. Já há estudos de inteligência artificial que almejam ajudar as pessoas cegas a lerem fotografias. Outro projeto visa facilitar o diagnóstico de doenças, como o câncer de pele, por meio da análise de fotos do paciente.

No artigo de hoje, mostramos para você alguns pontos que indicam como será o futuro das redes sociais, que transformará, inclusive, o serviço de atendimento ao cliente. Se você já quer inovar a sua central, te convidamos para conhecer todas as funcionalidades da Plataforma GVP, plataforma multicanal desenvolvida pela GVP Solutions.

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