A Black Friday vem aí e junto com ela uma demanda de atendimento que costuma deixar as empresas bastante apreensivas. Segundo levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie, as vendas da Black Friday de 2020 passaram de R$ 5,1 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período de 2019. Mesmo com todas restrições vigentes nesse período, a última edição da campanha foi um verdadeiro sucesso.
Mas, para gerar vendas e atrair um número cada vez maior de clientes, as empresas precisam oferecer um atendimento de excelência, rápido, prático e conclusivo. Por isso, a alta demanda é uma preocupação real nas companhias que apresentam um time reduzido, trabalham com canais sem integração e oferecem aos consumidores uma interação repleta de gargalos.
Para transformar a trajetória do seu negócio nessa Black Friday, gerenciando as demandas de atendimento de forma estratégica, confira na sequência deste artigo algumas dicas essenciais e que irão te ajudar nesse processo!
Invista no atendimento em tempo real
A Black Friday é uma ação promocional marcada pelo imediatismo. Geralmente, as promoções são lançadas à meia-noite da sexta-feira e os melhores descontos acabam já nas primeiras horas do dia. As empresas têm trabalhado para organizar melhor a dinâmica das promoções e manter o cliente conectado por mais tempo durante a ação.
Entretanto, mesmo que os descontos durem um, dois, três ou mais dias, é importante que as marcas invistam no atendimento em tempo real. Além da rapidez oferecida, que permite que o cliente tenha sua dúvida solucionada em minutos, essa disponibilidade passa ao consumidor uma sensação de segurança, algo fundamental em uma data em que todos buscam fugir das temidas fraudes.
Os agentes virtuais são excelentes aliados das empresas nesses tempos de alta demanda. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, eles conseguem oferecer um atendimento ágil e assertivo durante toda a campanha da Black Friday. Inclusive, eles podem ser treinados para atender de forma personalizada as principais questões dos clientes durante a campanha.
Relacionamento que aproxima e converte
Por mais que o dinamismo seja a principal marca da Black Friday, é importante frisar que um relacionamento construído de forma estratégica nesse período é um fator que contribui diretamente para a fidelização dos clientes. Sendo assim, garantir um atendimento acolhedor e com informações pertinentes será essencial para aproximar a marca dos clientes e ampliar as chances de conversão em vendas.
Interaja com o seu público nos canais que ele mais utiliza no dia a dia e que certamente utilizará no período da Black Friday. Ofereça suporte no seu app, via redes sociais, e-mail e chat. Lembre-se que o online continua sendo o ponto alto dessa data comercial, então vale muito a pena explorar os canais digitais.
Integração para atender a alta demanda sem perder a eficácia
Vimos nos tópicos acima que o atendimento em tempo real e a variedade de canais online ajudam no atendimento da alta demanda da Black Friday. Mas, para que tudo funcione bem e sua empresa consiga de fato obter bons resultados, é fundamental manter todos os meios de comunicação integrados.
Uma solução omnichannel garante essa integração para as empresas, reunindo em um só lugar todos os dados dos clientes e a sua jornada de interação com a marca. Assim, independentemente do canal utilizado, o consumidor terá uma linha de atendimento contínua, sem gargalos que possam dificultar a sua jornada de compra na Black Friday 2021.
Agora que você já sabe como se preparar para a alta demanda de atendimento durante a Black Friday, que tal conhecer os detalhes das melhores soluções do mercado? Clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso com o nosso time de especialistas!