As empresas estão enfrentando nos dias de hoje um mercado cada vez mais concorrido. Com inúmeras opções à disposição do consumidor, a tarefa de fidelizar clientes se tornou ainda mais difícil para as companhias. Para manter um público engajado, os empresários precisam investir em soluções que promovam uma experiência inesquecível ao cliente.
Mas, engana-se quem pensa que para agradar os consumidores basta fazer uma promoção. Hoje, os clientes estão muito mais exigentes e valorizam ações que vão além do preço do produto ou serviço que ele pretende comprar. Segundo pesquisa realizada pela Accenture, 67% dos entrevistados afirmaram ter abandonado uma empresa devido à baixa qualidade do serviço prestado ao cliente.
Diante desses dados, fica claro que um atendimento ao cliente de qualidade e personalizado é a chave para o sucesso das empresas neste século XXI. Se você quer saber como aprimorar o atendimento em sua companhia, confira as 3 dicas que listamos no artigo a seguir!
1 – Esteja onde o seu cliente está!
A primeira dica para oferecer ao cliente um atendimento personalizado é saber onde ele está. Essa informação tem que ir além do ambiente comercial (loja de produtos ou serviços), abordando todas as possibilidades de atendimento ao cliente à distância que agradam e muito os consumidores atuais.
Por exemplo, há clientes que preferem um atendimento mais tradicional via telefone, mas, há os que não dispensam as facilidades proporcionadas pela tecnologia e veem as redes sociais e chats online como a forma mais significativa de se relacionar com as empresas.
Por isso, para personalizar o atendimento ao cliente, as companhias precisam conhecer onde eles estão e se manterem presentes nos mais diferentes canais, proporcionando mais conforto, agilidade e assertividade durante o atendimento.
2 – Mantenha um relacionamento próximo com os consumidores
Como abordado anteriormente, uma das maneiras mais eficientes de fidelizar os clientes nos dias de hoje é oferecendo a eles um atendimento de qualidade e, de preferência, personalizado. Para isso, é preciso manter um relacionamento próximo com os consumidores, identificando detalhes de seu perfil e preferências.
Durante o atendimento, é interessante que o vendedor converse com o cliente para obter essas informações estratégicas. Além disso, as pesquisas realizadas no pós-venda ajudam a manter esse relacionamento e a levantar novas informações sobre o cliente, que são essenciais para a realização do atendimento personalizado.
3 – Utilize a tecnologia a favor da personalização
Estar presente nos canais que os clientes mais gostam e manter um relacionamento próximo durante e após o processo de venda são estratégias importantes para promover um atendimento personalizado. Porém, para que elas sejam efetivas, alcançando os resultados esperados pelas empresas, é necessário que todos esses dados e canais estejam integrados, permitindo que os operadores tenham fácil acesso a eles durante o atendimento, principalmente na interação via telefone ou online. Sendo assim, é essencial que as companhias utilizem um sistema de Gestão de Relacionamento com o cliente. Essas plataformas armazenam todas as informações dos consumidores, os identifica no início do acesso, permite consultas de reclamações e chamadas anteriores e torna o atendimento muito mais ágil, assertivo e personalizado.
Essas são 3 dicas que te ajudarão a personalizar o atendimento ao cliente em sua empresa, dando um passo importante no processo de fidelização. Para continuar por dentro das tendências do atendimento ao cliente, não perca as próximas postagens do nosso blog!