O WhatsApp é um sucesso no Brasil e no mundo. O aplicativo de mensagens instantâneas transformou a forma como as pessoas se comunicam, tornando o processo muito mais rápido e prático. E diante de tamanha aceitação, o WhatsApp vem sendo cada dia mais utilizado pelas empresas como um canal de atendimento ao cliente.
Segundo dados da pesquisa Mobile Time, o volume de mensagens de WhatsApp trocadas entre clientes e empresas no primeiro trimestre de 2021 cresceu 251% se comparado ao mesmo período de 2020. Além da preferência por esse canal, a praticidade oferecida para esclarecer dúvidas, acompanhar o andamento do pedido e ter um pós-venda eficaz tornaram o WhatsApp a preferência de boa parte dos brasileiros quando o assunto é interação com as marcas.
Mas, será que é possível ter um atendimento centralizado e organizado via WhatsApp? As empresas não terão problemas para gerir essa comunicação? Como garantir um serviço de qualidade e em um único número?
Essas e outras dúvidas são comuns quando falamos sobre atendimento via WhatsApp. A seguir, vamos mostrar como o WhatsApp API apoia as empresas nesse processo, garantindo um atendimento rápido, resolutivo e integrado. Confira!
Atendimento em linha única
Imagine cada operador da sua empresa utilizando um número diferente de WhatsApp para atender os clientes. Gerenciar essas interações ficaria quase que impossível, não é mesmo? Então, antes de sair adquirindo várias linhas de telefone para o seu negócio, é importante conhecer melhor o sistema de WhatsApp Business API.
Essa tecnologia permite que a sua empresa divida uma única conta entre diversos agentes para que seja possível atender todos os clientes que entrarem em contato por um único número. Essa solução vai fazer com que você não perca nenhuma oportunidade de venda por falta de atendimento, além de ter um controle muito mais prático e efetivo da sua operação.
Integrar o seu número de WhatsApp Business API em uma solução Omnichannel permitirá além de estar centralizado em um único número, poder ter diversos agentes de atendimento, segmentar seus atendimentos por tipo de solicitação como vendas, suporte, reclamações, financeiro e muito mais.
Além disso é possível escalonar os atendimentos realizados para outros departamentos através de tickets, acompanhar as demandas em tempo real, acionar o seu cliente para qualquer novo contato, enviar status das solicitações e ter tudo isso acompanhado por dashboards e relatórios.
Gestão de qualidade via WhatsApp
Outro ponto que costuma causar dúvidas nas empresas tem a ver com a gestão do atendimento via WhatsApp. Em outros canais, é possível ter acesso a relatórios em tempo real, o que facilita e muito a vida dos gestores. Mas, como acontece neste app?
Além das funções básicas do WhatsApp Business, o WhatsApp API que mencionamos acima permite a integração com chatbots para automatizar algumas frentes do atendimento e a análise de dados das conversas sempre que o gestor achar necessário. Além disso, em relação aos bots que atuam nesse canal, eles são desenvolvidos de forma personalizada para cada empresa, podendo ainda estar integrados em uma solução Omnichannel que permitirá além de tudo acompanhamento em tempo real e visualização de indicadores e relatórios de qualidade, sendo possível acompanhar e entender a satisfação dos clientes integrando pesquisa de NPS neste canal com maior conversão de feedbacks que podem apoiar cada vez mais na relação com seu cliente.
Campanhas de sucesso
Outro diferencial que merece destaque no WhatsApp API tem a ver com o recurso que permite enviar promoções e disparar mensagens para os clientes como, por exemplo, envio de status de pedido, status de solicitações ou informações sem risco de ter a conta bloqueada. Todas as ações promocionais são enviadas por um único número sem que isso seja considerado um spam, aproximando de forma estratégica a sua empresa dos clientes.
Melhor aliado para as suas vendas
Empresas que atuam com vendas online podem utilizar o WhatsApp API em um único número para oferecer aos seus clientes o melhor serviço de acompanhamento do status de compra, desde a aprovação até o pós-venda, tudo de forma personalizada e automatizada. É possível também avisar sobre a aprovação de compras, status do pagamento e entrega dos produtos, por exemplo.
No artigo de hoje, mostramos como organizar e centralizar seus atendimentos em um único número de WhatsApp e como o sistema API ajuda a fortalecer o relacionamento da sua empresa com os clientes. Agora, que tal ter esse recurso em sua operação? Clique aqui e conheça todas as funcionalidades do WhatsApp API desenvolvido pela GVP.