Como melhorar o marketing de relacionamento com o cliente

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Sabemos que, atualmente, o poder está nas mãos do consumidor. Com o acesso totalmente facilitado às informações, ele se tornou mais exigente e questionador, e para sobreviver nesse cenário altamente competitivo, é preciso que as empresas invistam em estratégias de longo prazo e deixem de pensar apenas no resultado imediato de fechar uma venda.

Ter um diferencial é importante, contudo, a chave do sucesso é o relacionamento. Afinal, um relacionamento saudável é baseado em confiança e se o consumidor confia plenamente na sua marca, as chances de se tornar um cliente fiel são enormes. Ou seja, é mais rentável manter um cliente do que investir na conquista de prospects a todo o momento. Mas para aplicar qualquer estratégia de relacionamento, é essencial utilizar uma ferramenta poderosa: o CRM.

Para desmistificar o CRM e te ajudar a melhorar o marketing de relacionamento com o seu cliente, separamos 4 dicas indispensáveis nesse processo. Confira!

Manter uma base sempre atualizadaAlém de encontrar muitas formas de coletar os dados dos seus clientes, seja através de uma ficha cadastral ou de um e-mail, é fundamental armazená-los com segurança. Com o CRM, é possível organizar todas as informações para que elas auxiliem posteriormente na tomada de decisões estratégicas. Afinal, obter os dados dos seus clientes é interessante, mas saber o que fazer com eles é ainda mais valioso! Lembrando que essas informações deverão ser atualizadas sempre que necessário.

Segmentar o seu público para realizar campanhasOutra vantagem do CRM é a possibilidade de diferenciar as pessoas com base nos critérios que forem relevantes para o seu negócio. Se for importante filtrar somente os clientes que moram na região sul da cidade, acima de 30 anos, por exemplo, rapidamente você segmenta o público que deseja para realizar uma abordagem customizada. Vale destacar que se comunicar com as pessoas certas faz toda a diferença nos resultados de uma campanha!

Criar estratégias de comunicação personalizadasDiante das informações contidas no CRM, a empresa poderá planejar uma série de táticas para estreitar o relacionamento com os clientes. Seja um e-mail com um desconto exclusivo no dia do aniversário ou um informativo mensal da empresa, é essencial se relacionar com a sua base de maneira estratégica. Sem falar que as datas comemorativas mais relevantes para o segmento podem fornecer vários insights no desenvolvimento de algumas ações de relacionamento. Lembre-se que quem não é visto não é lembrado, portanto, para fidelizar os clientes é necessária uma regularidade na comunicação com eles.

Criar fluxos de ações automatizadasA otimização de tempo é outro benefício que o CRM oferece. Sem dúvida, a tecnologia facilita o dia a dia dos empresários e permite que eles direcionem os seus esforços para outras tarefas importantes do negócio. Diversas ações, desde que planejadas, serão executadas automaticamente pela ferramenta e isso padroniza a execução de algumas atividades e processos, contribuindo para que ações sejam realizadas com mais eficiência.

Agora que você já sabe como o CRM facilita a execução das estratégias de marketing de relacionamento na sua empresa, que tal adotar uma solução como essa? Você já usa o CRM e tem outras dicas de como melhorar o relacionamento com os clientes? Compartilhe conosco!

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