Mesmo quem não acompanha todas as novidades do mundo tecnológico sabe que a inteligência artificial está cada dia mais presente em nosso dia a dia. Seja em atividades pessoais ou corporativas, esse recurso tem o poder de automatizar, tornar mais rápida, fácil e prática uma série de tarefas repetitivas que antes demandavam esforço e tempo dos humanos.
Trazendo mais para o universo das empresas, a inteligência artificial já é realidade em diversos setores e vem desempenhando papéis desde os mais simples até os mais robustos nas operações.
Especificamente na área de relacionamento com o cliente, a inteligência artificial assumiu nos últimos anos um papel importantíssimo na forma como as marcas constroem e se relacionam com o seu público ao longo da jornada de compra.
Por ter essa participação estratégica e já essencial, integrar a inteligência artificial ao CRM é importante para que as empresas conquistem resultados ainda mais expressivos. Pensando nisso, reunimos na sequência deste artigo os principais benefícios que essa integração trará para as companhias e como realizar esse processo em sua operação. Confira!
Quais as vantagens de integrar a inteligência artificial ao CRM?
Análise de dados: a inteligência artificial pode ajudar a analisar uma quantidade expressiva de dados de clientes e identificar padrões e tendências. Isso pode ajudar a personalizar a experiência do consumidor e oferecer recomendações mais precisas.
Automatização de tarefas: uma vantagem que merece destaque é que a essa tecnologia pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas, como triagem de e-mails, atualização de registros de clientes e classificação de leads. Isso libera tempo para que os profissionais de atendimento possam se concentrar em tarefas mais estratégicas.
Chatbots: já os chatbots baseados em inteligência artificial podem ajudar a oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas frequentes e direcionando os clientes para equipes especializadas de acordo com a demanda.
Previsão de comportamento do cliente: essa integração também facilita a análise de dados históricos dos clientes, ajudando a prever comportamentos futuros. Essa ação é fundamental para identificar oportunidades de vendas e fornecer recomendações personalizadas ao público.
Análise de sentimentos: outro ponto importante que pode ser fortalecido nessa integração entre inteligência artificial e CRM tem a ver com a possibilidade que os bots têm de analisar feedbacks dos clientes e identificar sentimentos positivos ou negativos. Isso pode ajudar a elencar pontos de dor e oportunidades de melhorias na jornada de compra.
Saiba como ter essa integração em sua empresa
Vimos no tópico acima que unir o CRM com as funções da inteligência artificial garante para as empresas uma série de vantagens que ajudam a estruturar uma experiência excepcional para os clientes. Mas, como fazer essa integração na prática?
A dica é investir em plataformas especializadas, que trabalham a inteligência artificial com foco no omnichannel, ou seja, com todas as frentes de relacionamento do negócio integradas em um só lugar.
Com esses sistemas, é fácil identificar em quais pontos os clientes apresentam dúvidas, dificuldades ou demonstram mais interesse. Além disso, a integração também permite que sejam aplicadas mudanças culturais que ajudam a equipe a usar os dados e a tecnologia a fim de oferecer inovação e crescimento contínuo ao seu público.
Além disso, as melhores plataformas do mercado que unem CRM e inteligência artificial também prezam pela segurança, possibilitando que a tecnologia seja usada de maneira ética e com a privacidade de dados dos clientes.
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