Os avanços tecnológicos têm impactado diversos segmentos, cumprindo com o objetivo de transformar processos, automatizar tarefas rotineiras e oferecer aos clientes uma experiência incrível. Na área da saúde não poderia ser diferente. Hoje, as soluções digitais podem e devem ser aliadas das empresas que atuam nesse segmento, como clínicas e operadoras, proporcionando ganhos para o negócio e, principalmente, para os pacientes.
Mas, muitas instituições ainda centralizam boa parte do seu relacionamento com o cliente em canais tradicionais, como o telefone. A consequência dessa decisão já é bastante conhecida: centrais sobrecarregadas, atendimento demorado e com baixo poder de resolução.
Não quer dizer que empresas da área da saúde tenham que deixar os canais tradicionais de lado. O melhor a fazer para atender todos os públicos com excelência é integrar as soluções digitais com as suas atuais ferramentas de relacionamento com o cliente.
A seguir, vamos mostrar algumas dicas de como implementar soluções digitais na área da saúde e quais os benefícios você terá ao aderir a essa transformação. Não perca!
Chatbots: saiba como utilizar essa tecnologia nos agendamentos de saúde
Você já tentou marcar uma consulta ou exame e passou mais de 15 minutos na linha sendo transferido para diferentes departamentos, confirmando vários dados e tendo a sensação de tempo perdido?
Bom, essa situação é mais comum do que pensamos e acaba sendo um dos principais motivos que fazem os clientes ficarem insatisfeitos com as empresas da área da saúde. Para acabar com esse problema, a implementação dos chatbots de atendimento é uma ótima decisão.
Com uma tecnologia de ponta, seus pacientes conseguem agendar consultas e exames, remarcar ou cancelar atendimentos via robô. Isso mesmo, essas demandas recorrentes podem ser solucionadas sem a interferência de um operador humano. Com isso, a sua central terá uma redução na fila de atendimento bastante significativa.
Vale destacar, também, que os chatbots podem ser grandes parceiros da sua empresa nos atendimentos de cunho financeiro, como na cobrança de boletos em aberto ou na solicitação da segunda via de pagamento. Além de dinamizar o processo, os bots reduzem os conflitos gerados em operações financeiras.
Mas, vale lembrar que não é porque a sua empresa da área da saúde implementou os bots de atendimento que os operadores humanos ficarão obsoletos. Pelo contrário, o papel deles passa a ser mais estratégico e voltado para questões complexas que requerem um acompanhamento mais próximo.
Atendimento de excelência por meio da integração das soluções digitais
Vimos no tópico acima todo o potencial dos bots na resolução de demandas recorrentes na área da saúde. Mas, sabemos que esse segmento tem outras necessidades importantes e que requerem um atendimento ágil e 100% integrado.
Por isso, uma das soluções digitais que não podem faltar em seu negócio é a plataforma omnichannel. Por meio de bons sistemas, os operadores conseguem ter todas as informações do paciente em uma única exibição, assim é possível responder as perguntas de forma rápida e precisa. Além disso, as melhores soluções do mercado contam com os mais altos padrões de conformidade com a LGPD, dando a você a certeza de que os dados do paciente estarão seguros e protegidos.
O diferencial das plataformas omnichannel é que elas integram todos os canais da empresa, inclusive os bots que mencionamos anteriormente, em um só lugar, além de se conectar com outros sistemas adotados pela empresa, como CRM e ERP. Com isso, as interações com os pacientes são realizadas de maneira personalizada e empática.
No artigo de hoje, vimos que implementar soluções digitais na área da saúde é fundamental para o sucesso das operações e satisfação dos clientes. Se você busca um parceiro de confiança para te apoiar na seleção das melhores tecnologias, clique aqui e fale com um dos especialistas da GVP.