Diante de um mercado cada vez mais competitivo, somente ter o melhor produto não torna a empresa diferente das demais. Para se destacar é preciso dar valor ao seu cliente, mostrando que ele é único para empresa. Além da fidelização custar menos do que a aquisição, de acordo com a Harvard Business School, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% aumenta lucros de 25% a 95%.
Poucos empreendedores sabem como fazer a retenção e, às vezes, gastam-se fortunas com publicidade para adquirir novos clientes — e esses, quando conquistados, acabam sendo esquecidos posteriormente. Normalmente, isso acontece porque há uma má distribuição das verbas de marketing entre aquisição e retenção de clientes. Para não haver prejuízos, é preciso investir em ferramentas que possibilitem ter métricas de representatividade dos clientes retidos X clientes novos. Se você não sabe como fazer isso no seu negócio, vamos te ensinar algumas maneiras de melhorar seu relacionamento e reter seus clientes. Confira:
Um CRM bem alimentado, com informações relevantes, é fundamental para auxiliar nas estratégias de retenção de clientes. Além disso, o sistema deve estar integrado a vários setores da sua empresa para dar sentido ao fluxo de vendas.
Ofereça ao cliente descontos diferenciados no aniversário, por exemplo, ou envie notas de agradecimento por uma compra. Para aqueles clientes fiéis e que, com certeza, já te proporcionaram lucros, dê algum brinde que eles vão adorar. Não envie ofertas gerais, adapte de acordo com as preferências de seu cliente e faça o encaminhamento personalizado.
Para calcular o churn rate, é só dividir o número de cancelamentos no mês pelo número de clientes ativos. Por exemplo: se sua empresa teve 10 cancelamentos e na carteira de clientes possui 100, então sua churn rate é de 0,10 ou 10%. Acompanhe essa métrica de perto!
A empresa cresce na medida que suas vendas aumentam. Um bom produto e preço competitivo, outras empresas também têm, mas manter um bom relacionamento com o cliente a ponto de conseguir retê-lo por mais tempo, com mais satisfação, isso são poucas que conseguem.
Invista na gestão de relacionamento de sua empresa para promover verdadeiras parcerias com seus clientes, aumentando a retenção e melhorando o seu contato com ele. Sua empresa terá mais lucratividade e seu cliente ficará sempre encantado com o atendimento que recebeu.
Agora que você aprendeu essas dicas de como reter seus clientes, que tal ampliar esse conhecimento e descobrir como funciona o Customer Sucess, ou Sucesso do Cliente? Tem alguma dica ou dúvida sobre o tema? Compartilhe-as conosco e deixe o seu comentário!