Atrair novos clientes, aumentar as vendas e fidelizar cada vez mais pessoas. Esses objetivos estão na lista de boa parte das empresas, independentemente do porte ou do segmento em que elas atuam. Alcançar esses três pontos é fundamental para o progresso das empresas, entretanto, é preciso ter como aliadas nesse processo boas estratégias e ferramentas de alto nível.
Companhias que seguem o modelo omnichannel conseguem se destacar nessa busca. Com estratégias e plataformas que ajudam a estruturar áreas essenciais para o sucesso nos negócios, como marketing, comercial e atendimento, o número de vendas concretizadas certamente irá aumentar, juntamente com a fidelização dos consumidores.
Quer saber mais sobre como a estratégia omnichannel ajuda a ampliar as vendas do seu negócio? Então, não deixe de acompanhar as informações que reunimos na sequência deste artigo.
O que é omnichannel? Quais os impactos dessa estratégia nas vendas?
O termo omnichannel não é uma novidade no mundo empresarial. No entanto, no início do trabalho com essa estratégia apenas grandes corporações demonstravam ter espaço para investir nessa transformação que envolve diretamente a jornada de compra dos clientes. Mas, com os avanços tecnológicos e mudanças no perfil dos consumidores, a estratégia omnichannel é, hoje, uma necessidade para negócios de todos os portes.
De uma forma simplificada, podemos dizer que o omnichannel se refere a integração de todos os canais utilizados pelas companhias, online e offline, fazendo com que as marcas possam oferecer ao público uma interação completa, rápida e assertiva em qualquer meio utilizado pelo consumidor.
No processo de vendas, a estratégia omnichannel auxilia os clientes em diferentes etapas, como na pesquisa de preço, no esclarecimento de dúvidas ou também na conclusão de uma compra. Vamos a um exemplo prático:
O cliente está acessando uma loja online, se interessa por uma blusa, mas tem dúvidas sobre o tamanho da peça. Ele contata o chat online, esclarece sua dúvida e decide comprar o produto. Por conveniência e para não arcar com o frete, o consumidor prefere realizar a compra online e retirar o produto na loja física.
Esse é um processo de vendas omnichannel que está cada vez mais comum e que vem agradando bastante os consumidores. O inverso também acontece com frequência, pois o cliente pode ir até uma loja física, experimentar ou conhecer um produto e efetivar a compra por meio de canais online.
Seja qual for o caminho percorrido, a integração oferecida pelas soluções omnichannel é essencial para que as empresas consigam atender a essas novas necessidades e preferências dos clientes, ampliando as vendas do seu negócio.
Como utilizar o omnichannel na prática para aumentar as vendas do seu negócio?
Vimos no tópico acima que ser omnichannel é uma necessidade para todas as empresas nos dias de hoje, pois a integração online e offline está presente na rotina dos consumidores. Mas, para essa estratégia se tornar real em seu negócio é preciso ter como aliada uma boa plataforma omnichannel.
Ao adotar uma solução prática e intuitiva, os colaboradores da sua empresa terão acesso a uma série de recursos voltados para o gerenciamento das vendas, como gráficos e relatórios que ajudam a entender toda a jornada do cliente. Além disso, é fundamental que a plataforma integre com eficácia os principais canais de relacionamento da empresa, como:
- Chat
- Chatbot
- Voz e voicebot
- SMS e push
- Redes sociais
- Aplicativos móveis
Se tratando do aumento das vendas, a solução omnichannel também deve oferecer funcionalidades que tornam mais fácil o gerenciamento e a atualização do funil de vendas, assim será possível adaptar as interações de acordo com o estágio em que o cliente se encontra, aumentando consideravelmente as conversões do seu negócio.
Você conferiu no artigo de hoje como a estratégia omnichannel ajuda a ampliar as vendas da sua empresa. Para visualizar na prática o desempenho de uma solução completa, clique aqui e solicite uma demonstração da Plataforma Omnichannel da GVP.