Bots para atendimento: quando e por que utilizar?

Tabela de Conteúdo

O relacionamento com o consumidor foi contemplado com uma série de avanços tecnológicos nos últimos anos. Essas mudanças trouxeram pontos positivos para os clientes e para as operações. Uma parte importante dessas novidades são os bots para atendimento.

Presentes em diversas empresas de diferentes segmentos e portes, os bots de atendimento estão ajudando a revolucionar a interação entre as marcas e os seus clientes, tornando mais práticas e rápidas uma série de atividades. A pesquisa realizada pela PointSource mostra o sucesso que esse recurso vem fazendo com o público. O levantamento apontou que cerca de 49% das pessoas entrevistadas afirmaram que comprariam com mais frequência se tivessem o auxílio de um bot no processo de escolha.

Se a área de relacionamento da sua empresa ainda não utiliza os bots para atendimento e você não sabe quando e nem porque deve utilizar esse recurso, confira a sequência deste artigo e esclareça suas principais dúvidas sobre os bots.

5 motivos para utilizar os bots em seu atendimento

Antes de definir a data de implantação dos bots de atendimento em sua empresa, é fundamental conhecer como funciona e quais são as vantagens de ter esse recurso em sua operação. Há muitas soluções de bots disponíveis no mercado atualmente, porém é preciso escolher com calma a melhor opção para o seu negócio.

Vale verificar todas as funcionalidades oferecidas, como curadoria para aprimorar o desempenho dos robôs, integrações, além da utilização das melhores tecnologias do mercado. Uma solução completa é capaz de oferecer vantagens como por exemplo:

  1. Atendimento de qualidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  2. Cross-channel e cross-device que permitem que os clientes conversem com os bots para atendimento em qualquer canal, como chat, Facebook, WhatsApp. O interessante é que essa comunicação pode ser estabelecida via desktop, tablet ou mobile.
  3. Assertividade garantida, através de mapeamento e construção da conversação ideal de acordo com o perfil do seu cliente e negócio.
  4. Melhor custo por retenção, já que a capacidade de processamento em volume de atendimento é maior.
  5. Capacidade de reter atendimentos repetitivos deixando sua área de relacionamento agir em questões mais complexas e estratégicas.

Qual o melhor momento para adotar os bots?

No tópico acima, listamos as principais vantagens oferecidas por bots de qualidade. Se você gostou e quer ter todos esses recursos em sua empresa, saiba que a implantação dessas estratégias costuma ser tranquila e a capacitação da equipe também é realizada de maneira ágil.

Por ser um investimento com ótimo custo-benefício, é interessante que as companhias adotem o quanto antes uma boa plataforma de bots para sua área de relacionamento, mas é importante destacar que é necessário ter claro o objetivo do bot, pois no processo de estruturação do mesmo, este tema é fundamental e que irá direcionar todo o projeto. Independente do porte ou segmento, o uso de bots agiliza a comunicação com os consumidores e ainda facilita uma série de etapas de captação de informações que tornavam o atendimento mais lento e com menor poder de resolução.

É importante destacar o uso de plataformas omnichannel que permitem que tanto os atendimentos realizados via humano ou bots, independente do canal de relacionamento que foram realizados estejam unificados em uma única solução, permitindo uma visão 360º de toda a jornada do cliente com sua empresa.

Se você gostou das informações e quer conhecer um sistema de bots para atendimento de qualidade e que ajudará a impulsionar sua área de relacionamento, clique aqui e saiba como funciona o Agente Virtual da GVP. Se preferir, entre em contato com o nosso time de especialistas e agende um bate-papo sem compromisso.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados