Os bots de atendimento já fazem parte da estratégia de relacionamento de boa parte das empresas. Quando chegou ao mercado, essa tecnologia causou bastante incertezas nos gestores e também nos clientes. Será que a interação seria eficaz? O atendimento não se tornaria frio e distante? Como ficaria o processo de humanização do atendimento que era tido como tendência no setor?
Essas são questões importantes e que envolvem diretamente o uso de bots de atendimento nas empresas. Para entender como estabelecer uma boa interação com os seus clientes utilizando o melhor que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina tem para oferecer, continue acompanhando esse artigo até o fim!
Entenda como funcionam os bots de atendimento
Nas centrais de atendimento, existem demandas que são recorrentes e que comprometem boa parte do tempo dos operadores, como informações sobre status do pedido, agendamentos e cancelamentos de serviços. Muitos desses processos seguem um padrão para serem solucionados e os bots de atendimento podem ajudar e muito nesse trabalho.
Isso porque há no mercado bots de atendimento preparados para interagir com os clientes via voz e texto e podem ser utilizados em diferentes situações, por exemplo:
- Os bots podem atuar como um “guia” para iniciar o atendimento, coletando as informações necessárias para direcionar o cliente para o operador humano especializado no assunto que gerou o contato, agilizando o processo e garantindo um menor TMA.
- Bons bots de atendimento também podem solucionar as demandas dos clientes sem precisar de suporte humano. Graças a inteligência artificial, aprendizado de máquina e curadorias, os bots conseguem interagir e ajudar os clientes, entendendo frases como “agende a minha consulta para a próxima semana a tarde”.
Saiba como adotar essa tecnologia em sua empresa
Agora que você já sabe como funciona os bots de atendimento e como eles interagem com os clientes, vamos mostrar como adotar essa tecnologia em seu negócio de forma eficaz, sem dores de cabeça no futuro.
O primeiro passo é encontrar no mercado soluções que oferecem recursos completos e que utilizam o melhor da tecnologia. Além disso, é importante que os bots de atendimento possam ser personalizados de acordo com as necessidades do seu negócio. Tanto a parte de funcionalidades quanto a escolha das melhores tecnologias para o bot devem levar em consideração o perfil da empresa contratante, por isso, é importante verificar se a solução que despertou o seu interesse disponibiliza essa customização.
Outra questão que deve ser analisada antes de adotar os bots de atendimento para melhorar a interação com os seus clientes tem a ver com o acompanhamento da plataforma.
Para garantir um relacionamento de sucesso entre consumidores e robôs, é fundamental que os bots sejam treinados em tempo real por uma equipe especializada na curadoria de conteúdo. Assim, a empresa parceira será responsável por criar e educar o seu bot de forma contínua, garantindo um serviço de extrema qualidade e alinhado às necessidades do seu negócio.
Apresentamos no artigo de hoje dicas de como estabelecer uma boa interação com os clientes através dos bots de atendimento. Se você quer ter essa tecnologia em seu negócio, mas não sabe por onde começar, agende um bate-papo sem compromisso com um de nossos consultores e conheça todas as funcionalidades dos Agentes Virtuais da GVP digital.