Você sabia que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas? De acordo com um estudo global realizado pela Nielsen, cerca de 73% das pessoas entrevistadas afirmaram que estariam dispostas a mudar seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.
Já o levantamento conduzido pela consultoria Accenture constatou que 60% dos consumidores acreditam que as empresas devem assumir a liderança na solução dos problemas sociais e ambientais, em vez de esperar que o governo tome medidas. Além disso, 83% dos entrevistados disseram que é importante que as empresas sejam transparentes sobre seus esforços para se tornarem mais sustentáveis.
Diante de dados tão expressivos, podemos perceber que as marcas que buscam crescer e se consolidar no mercado precisam estar atentas à sustentabilidade. Neste cenário, a bioeconomia surge como uma forte tendência para o desenvolvimento dos negócios e pode atuar também com foco em CRM.
Quer saber mais sobre a bioeconomia e qual a sua ligação com a área comercial das empresas? Então, continue acompanhando as informações valiosas do post de hoje!
O que é bioeconomia?
De uma forma simples, podemos dizer que a bioeconomia é uma tendência crescente nos negócios, que envolve a utilização de recursos biológicos renováveis e tecnologia para a produção de produtos e serviços sustentáveis.
O objetivo dessa frente é criar uma economia circular e sustentável, onde os recursos são reutilizados e reciclados, minimizando o impacto no meio ambiente. A bioeconomia está presente, por exemplo, na produção de vacinas, enzimas industriais, novas variedades vegetais, biocombustíveis, cosméticos entre outros negócios.
Qual a relação entre a bioeconomia e o CRM?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a proposta da bioeconomia que atende diretamente as expectativas dos clientes atuais, chegou o momento de entender como essa tendência pode atuar em parceria com o CRM.
Como vocês sabem, o CRM é uma estratégia de negócios que visa melhorar a relação entre a empresa e o cliente, utilizando tecnologias e ferramentas para coletar e analisar dados dos consumidores a fim de entender suas necessidades e comportamentos de consumo.
Veja como essa parceria auxilia no crescimento do seu negócio
Ao unir a bioeconomia com o CRM é possível criar um modelo de negócios que seja sustentável e ao mesmo tempo focado no cliente. Por exemplo, uma empresa que utiliza recursos biológicos renováveis para produzir seus produtos pode utilizar o CRM para entender melhor o comportamento de seus clientes e, assim, desenvolver produtos mais personalizados e adaptados às suas necessidades.
Além disso, a bioeconomia também pode gerar oportunidades de negócios em áreas como biotecnologia, agricultura sustentável, bioenergia e conservação ambiental. Ao utilizar o CRM nessas áreas, é possível construir uma relação mais próxima com os clientes, entendendo suas necessidades específicas e criando soluções mais eficientes e personalizadas.
Vimos no artigo de hoje que a bioeconomia e o CRM são duas tendências importantes que podem se complementar para criar modelos de negócios mais sustentáveis e focados no cliente, criando uma relação mais próxima e duradoura com o público, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental e social das marcas.
Se você gostou desse artigo, te convidamos para conferir também em nosso blog o post que mostra os benefícios alcançados ao ter uma cultura centrada no cliente.