O WhatsApp é um dos aplicativos de maior sucesso no mundo e vem estreitando a comunicação entre as pessoas. Rápido, prático e com recursos que tornam a interação ainda mais dinâmica, o app já é utilizado por muitas marcas como um canal de atendimento ao cliente.
Segundo relatório o financeiro apresentado pelo Facebook para seus investidores, o WhatsApp conseguiu atingir a marca de 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente no mundo, com um total de 60 bilhões de mensagens enviadas por dia. No Brasil, o aplicativo possui cerca de 120 milhões de usuários ativos, tornando o Brasil um dos cinco maiores mercados segundo a publicação da Folha.
Diante de tamanha aceitação, realizar o serviço de atendimento ao cliente por esse canal já é uma necessidade para as empresas de diferentes segmentos e portes. Mas, será que adotar o app de mensagem instantânea mais utilizado pelos brasileiros já garante uma jornada encantadora para os clientes? É possível gerir esse canal assim como acontece com telefone, e-mail e chat?
Se essas são dúvidas que você também tem, indicamos a leitura deste artigo até o fim, pois vamos mostrar como realizar um atendimento via WhatsApp de qualidade, seguro e com uma gestão assertiva.
WhatsApp: o canal do momento para interação com o clienteOs números apresentados no início comprovam que o WhatsApp é sucesso em todo o mundo. Utilizar o canal como parte das estratégias de atendimento foi um processo natural que as empresas tiveram que seguir para atender as preferências dos consumidores.
A praticidade e a rapidez proporcionadas pela comunicação via WhatsApp fizeram com que o app se tornasse um dos meios de interação mais importantes da atualidade, ainda mais para o público jovem, que já não utiliza o e-mail e as ligação com tanta frequência.
Os recursos para encaminhar fotos e documentos também facilitam o atendimento realizado através do WhatsApp. Mas, é importante ressaltar é preciso que o canal se mantenha integrado em uma plataforma ominichannel para garantir que a experiência de atendimento seja encantadora para seu cliente.
Por meio desta integração, é possível gerenciar todo o histórico de atendimento do cliente independentemente do canal utilizado para contatar a empresa. Além disso, ao adotar uma plataforma ominichannel que contempla também o WhatsApp, permitirá aos gestores escalar e acompanhar o atendimento internamente conforme as prioridades, dando ao cliente uma experiência completa e satisfatória.
Outros benefícios importantes dessa integração são os ganhos operacionais com redução de tempo de atendimento e redução de custos já que uma plataforma única permite maior agilidade, redução no volume de sistemas a serem consultados e administrados bem como a gestão dos indicadores e processos da operação, levando a empresa a desenvolver ações mais inteligentes e assertivas, aumentando a credibilidade da marca perante os clientes e o mercado em geral.
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