Os clientes do século XXI estão cada vez mais conectados, seja pelo notebook, smartphone ou tablet. Esse comportamento vem proporcionando mudanças também nas estratégias das empresas. Manter uma presença online já se tornou uma necessidade para as corporações. No entanto, essa necessidade, que por muitos anos foi suprida pelos websites, está cada vez mais ampla, devido as novas tecnologias que promovem a interação das companhias com os seus clientes.
Blogs, chats online e aplicativos móveis são algumas das tecnologias que estão chamando a atenção das empresas. Segundo a App Annie, companhia de métricas de aplicativos, o Brasil é um dos países que mais faz download de apps no mundo. Além disso, o país possui mais de 70 milhões de smartphones ativos, o que torna os aplicativos ainda mais atraentes para as companhias.
Mas, independentemente do porte e do segmento da empresa, uma dúvida é comum entre os gestores: é uma boa ideia desenvolver um aplicativo para o meu negócio?
Antes de decidir se sim ou não, é preciso analisar quais as vantagens e desvantagens em criar um app para o seu negócio. Para te ajudar, listamos alguns pontos importantes que devem ser levados em conta durante a decisão.
Analise o perfil da companhia
Os aplicativos são ótimos aliados na expansão da marca, na fidelização dos clientes e no aumento das vendas. No entanto, nem todas as companhias estão preparadas para gerenciar um app.
Não basta apenas seguir a tendência do mercado sem que antes a empresa esteja preparada para oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes. Por isso, antes de decidir, é importante realizar uma análise do perfil e do atual momento da companhia, afim de alinhar as metas da empresa com os serviços prestados no app.
Por exemplo, se a principal meta da companhia é aumentar as vendas online, é importante que o aplicativo siga esse objetivo, tendo como foco a venda pelo app. Mas, se a meta da empresa é gerar leads qualificados, um app com conteúdos relevantes sobre a área de atuação pode ser uma boa solução para essa demanda.
Avalie o custo x benefício
Muitas empresas deixam de lado os planos de desenvolver um aplicativo por conta do preço. Mas, há no mercado empresas especializadas no desenvolvimento de apps que oferecem a seus clientes um trabalho de qualidade a preços competitivos. É importante pesquisar e ver qual o fornecedor atende as necessidades da companhia, sem que o desenvolvimento do aplicativo comprometa o orçamento da empresa, ainda mais em tempos de recessão econômica.
Seu app terá um diferencial?
O mercado de aplicativos móveis está cada vez mais concorrido e as empresas precisam avaliar essa questão ao decidirem criar um app para o seu negócio. Sendo assim, para concorrer com jogos, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, os apps empresariais precisam oferecer diferenciais e facilidades para o seu público-alvo.
Usar a criatividade para desenvolver um aplicativo é essencial, independentemente do tipo de negócio. Por exemplo, uma clínica médica pode ter um app para agendamento de consultas e retirada de exames online, facilitando a vida de seus clientes.
Outra boa maneira de oferecer diferenciais em seus apps é focando a ferramenta na melhoria do atendimento ao cliente. Por meio dos aplicativos, a comunicação entre o consumidor e a empresa é realizada de forma instantânea via chat, independentemente da localização, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O app ZAPSAC, por exemplo, desenvolvido pela GVP Solutions, tem a incumbência de aprimorar a comunicação entre o cliente e a empresa. Além disso, o aplicativo reduz o tráfego do callcenter, permite a integração com qualquer plataforma de SAC existente na companhia e a sua implantação é rápida e descomplicada. Conheça mais sobre o ZAPSAC, entre em contato com um dos nossos especialistas!
Caso tenha alguma dúvida sobre os prós e contras do desenvolvimento de aplicativos para o seu negócio, compartilhe conosco nos comentários que responderemos o quanto antes!