Entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de processos, ações e comunicações significativas, buscando melhorar as compras, fidelizar e aumentar a lucratividade, são algumas das funções das ferramentas de CRM (Customer Relationship Management).
Mas, com os avanços tecnológicos, novas tendências do mercado de varejo e mudanças no comportamento de compra dos consumidores, as ferramentas de CRM orientadas no sentido “organização -> cliente” estão perdendo espaço.
Hoje, as empresas usufruem de diversos meios de comunicação com seus clientes, pelos quais o próprio consumidor pode iniciar o contato, por meio de e-mails, redes sociais, chats, sites, blogs, entre outros.
E é nesse sentido que surgiu a visão do Omni Channel, que integra todos os pontos de contato da empresa – atendimento, vendas e marketing – , dando a ela uma visão única e integrada de seu cliente.
Quer saber mais sobre as vantagens do uso de ferramentas de CRM Omni Channel? Então, confira as 5 dicas que separamos para você!
FACILIDADE NA GESTÃO
Ao utilizar uma ferramenta de CRM Omni Channel, a empresa consegue atender todos os seus clientes por meio de uma única tela, na qual recebe informações vindas de qualquer canal de comunicação que a empresa esteja presente. Com essa possibilidade de unificação, a equipe de atendimento consegue otimizar o tempo, sendo mais efetiva e ágil ao tratar com o cliente.
ACOMPANHAMENTO 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA
É muito importante não perder nenhum passo do atendimento, seja ele telefônico ou online. Por isso, com as ferramentas de CRM Omni Channel, a empresa consegue monitorar todas as ações de contato, 24 horas por dia, 7 dias por semana, do computador, celular ou tablet.
A visão completa de cada interação com o cliente, proporciona a percepção de valor e acompanhamento desde o primeiro contato até o pós-venda. Essas ferramentas, possibilitam, ainda, a uniformidade do atendimento, já que todos os módulos são integrados e permitem uma visão única do histórico do cliente.
ATENDENDO AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE
As mudanças de hábitos dos consumidores atuais, fazem com que eles não distingam o ambiente online do offline. Se o consumidor compra algo em uma loja física e precisa entrar em contato para ter mais informações sobre o produto, ele pode procurar pelo e-commerce da loja para buscar a resposta que precisa e não, necessariamente, voltar a loja física para obter o retorno.
É neste cenário que as empresas precisam reconhecer a importância da integração de todos os canais, sejam eles de atendimento ou compra. Por isso, não adianta apenas adicionar canais de comunicação, mas sim ter atendimento efetivo nos que a empresa está presente.
Para manter a competitividade e fidelizar clientes, é preciso proporcionar uma experiência sensorial de compra completa, que reduza o esforço do cliente para “encontrar” a solução que está procurando, o que torna ainda mais essencial o uso de ferramentas de CRM Omni-Channel nas empresas.
ESTRATÉGIAS PERSONALIZADAS
Para criar campanhas e ações de marketing efetivas para seus clientes, nada melhor do que conhecer suas preferências, não é mesmo? Com o uso das ferramentas de CRM Omni Channel, a empresa consegue elaborar estratégias em sintonia com informações coerentes e verídicas, gerando, assim, melhores oportunidades de negócios. Além disso, é possível visualizar a origem dos retornos e quais ações e investimentos foram rentáveis, melhorando e personalizando ainda mais a interação com os clientes
INTEGRAÇÃO QUE GERA VENDAS
No atual momento de nossa economia, qual empresa não quer aumentar as suas vendas? Com as ferramentas integradas de CRM Omni Channel, as corporações conseguem alinhar seu plano de venda conforme as previsões, oportunidades e demonstrativos financeiros, tornando seu processo de venda mais assertivo, dinâmico e eficiente.
Quando a empresa conhece o seu cliente – desde o processo que ele adota para realizar uma compra até o seu relacionamento pós-venda com a marca – a batalha por fidelizá-lo se torna mais clara para a empresa e mais interessante ao cliente.