“Marketing de conteúdo é o coração do marketing digital”. Você já deve ter ouvido essa e tantas outras afirmações do tipo. Afinal, há alguns anos, o marketing de conteúdo se tornou a especialidade central do marketing online nas empresas. Entretanto, ainda é muito comum ver os mesmos erros por traz de ações mal sucedidas. Constantemente, as estratégias focam em alguns pontos e negligenciam diversos detalhes, igualmente importantes.
É claro que erros sempre vão fazer parte do percurso, possibilitando, inclusive, grandes aprendizados em diversas situações. No entanto, é sempre melhor evitá-los, prevenindo os eventuais desperdícios dos recursos. Assim, no post de hoje, vamos falar sobre 5 erros comuns que você pode estar cometendo nas suas estratégias de conteúdo e como podemos solucioná-los. Acompanhe!
Acreditar que estar presente na rede ou ter conteúdos online é uma grande oportunidade em si, acessível a todos e que todo o resto vai dar certo por intuição, é mais comum do que deveria, e é só mais uma das razões de muitas pessoas não obterem resultados.
Antes de começar qualquer ação de marketing (tradicional ou digital), é preciso ter uma imagem completa do cenário do seu segmento de mercado: como seus concorrentes se posicionam na rede, quem é o seu target, e o que ele procura. Dessa forma, você poderá traçar objetivos e prazos realistas, determinar as estratégias e o investimento necessário para alcançá-los. Pesquise com afinco o seu nicho e as ferramentas disponíveis na rede que são mais adequadas ao seu segmento.
Mas a internet funciona sobre outras premissas. O individuo tem mais poder na rede e o foco das comunicações deve ser o target, não a empresa. Dessa forma, conteúdos que busquem apenas vender ou impactar têm pouca efetividade. O marketing de conteúdo busca ativar engajamento e construir relacionamento, e isso dificilmente acontecerá se você apenas falar para ele “compre!”
Você deve oferecer valor à audiência através das informações disponibilizadas, ajudá-los a encontrar soluções e entretê-los no processo. Pesquise por assuntos que o público tenha interesse e que possam ser relacionados ao seu produto e serviço. Também aposte na criação de personas que representem grupos de consumidores. Esses avatares servem para ilustrar quem são os seus públicos de forma mais específica e guiar como você pode conversar com ele.
É necessário investir em um mix de meios e formas adequadas para o seu segmento de mercado, criando sinergia entre as ações, atraindo e fidelizando a audiência.
A navegação na rede é imediatista e dispersa. Logo, se os seus conteúdos não forem interessantes o suficiente para reter a atenção, você pode cansar a audiência rapidamente e perdê-la no início do processo.
Se pergunte o que é realmente relevante para o target e busque criar conversas entorno da sua marca ser ter medo de ser criativo ou apostar no que foge do comum. A oferta de conteúdos na rede é imensa, e você tem bilhões de concorrentes diretos e indiretos oferecendo coisas de inusitadas a interessantes. Criar histórias (Transmedia Storytelling) que possam ser acompanhadas entre as mídias é uma das táticas mais efetivas online.
- O site não foi indexado ao Google;
- Falta de otimização dos conteúdos.
Infelizmente, muitas pessoas esquecem essas etapas. A maior parte dos internautas chega aos seus conteúdos através de pesquisas que funcionam com bases algorítmicas (palavras chave e termos) nos buscadores. Por isso, é necessário otimizar e indexar os seus conteúdos.
A primeira coisa a se fazer é indexar o seu site. Por isto, vá ao “Google add url” e siga o passo a passo. Você também deve consultar um “term search report” (ou outra ferramenta) para identificar termos e assuntos que o seu público alvo mais busca na rede, estes termos devem ser usados nos seus textos, postagens e demais conteúdos criados para que os “robôs” dos buscadores interpretem os seus conteúdos como relevantes para o público.
Por fim, invista em técnicas SEO que possam melhorar o seu ranking nas pesquisas, afinal, as pessoas costumam verificar apenas as primeiras páginas da busca. Gostou do artigo e quer saber mais do assunto? Então deixe o seu comentário com questionamentos, dúvidas ou sugestões. Participe da conversa!