Aposto que você já deve ter ouvido falar bastante dessa sigla misteriosa desde o momento em que decidiu lançar o site da sua empresa, correto? Mas, afinal de contas, o que esse tal de SEO — ou Search Engine Optimization — tem a ver com você? Tudo! Ou seja, se você quiser que seu site apareça entre os mais acessados da web, é melhor começar a se preocupar com essa otimização voltada para mecanismos de busca. E para te contar como você pode fazer isso, nós preparamos 4 dicas incríveis para aumentar o tráfego orgânico do seu site utilizando apenas algumas das regrinhas mais básicas de SEO. Portanto, acompanhe a seguir e descubra como o seu site pode estar sempre à frente — literalmente — dos outros.
A palavra-chave nada mais é que o termo que os usuários mais buscam no Google ou Yahoo! em relação ao tema do seu site. Por exemplo, imagine que você tenha um e-commerce para produtos de pesca. Talvez, sua palavra-chave seja “varas de pesca para vender”, ou “lojas de pesca online”, entende? Para encontrá-las, basta utilizar ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google Adwords. E a partir do momento em que tiver todas as suas palavras-chave definidas, trate de inseri-las criteriosamente no conteúdo.
Outras dicas válidas para um SEO campeão é a divulgação de conteúdo nas mídias sociais (fan pages no Facebook e perfis da empresa no LinkedIn) o preenchimento das Meta-Descriptions (espécie de cartão de visitas do seu site com 156 caracteres) e o link building (quando uma página muito acessada apresenta um link para outra com poucas visitas dentro do seu site).
No entanto, todo seu esforço será em vão caso não acompanhe o progresso de todos esses elementos, seja por meio do Google Analytics ou outras ferramentas disponíveis no mercado. É que, apesar de ninguém precisar ser um expert para aplicar o SEO, o sucesso da otimização de qualquer site exige empenho constante e muita, mas muita análise para se atingir os resultados esperados.
Ainda tem dúvidas sobre como implementar o SEO para site? Então, conte tudo para nós nos comentários e participe da conversa.